Além da inusitada parceria com Phoebe Waller-Bridge, "Relíquia do Destino" ainda traz outros personagens que deixam gostinho de quero mais no último episódio da série.
Como Jürgen Voller, os cineastas escalaram o veterano ator dinamarquês Mads Mikkelsen, famoso por sucessos de bilheteria como "Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore", "Rogue One: A Star Wars Story", "Doctor Strange" e "Casino Royale", além da série de TV "Hannibal".
"Tentamos evitar o clichê do alemão ou do nazista com o sotaque exagerado e loucura extrema", explica Mikkelsen. "Queríamos que ele fosse um homem que meio que se misturou quando se mudou para a América, porque ele é um cientista pragmático, um personagem contido. Ele é um cara com quem você cruzaria na rua", diz o ator.
O ator espanhol Antonio Banderas, indicado ao Oscar de 2020 por seu papel em "Dor e Glória", de Pedro Almodóvar, interpreta Renaldo, um velejador amigo de Indy a quem ele recorre quando ele precisa da ajuda de um mergulhador experiente na Grécia. "Renaldo agora é pescador, mas provavelmente foi um partidário que lutou pela liberdade, talvez na Guerra Civil Espanhola, talvez mais tarde na Segunda Guerra Mundial", diz Banderas.
Na trama, Helena (Waller-Bridge) tem Teddy, interpretado pelo ator francês Ethann Isidore, de 16 anos, como seu fiel escudeiro — e o personagem mais encantador do filme. Isidore, que tinha 14 anos durante a produção, descreve seu personagem como "engenhoso e legal, e ele sabe como agir e como estar em todas as situações. Ele acha que é adulto e que é o melhor cara do mundo, o que é real. Mas ele não gosta do Indiana Jones a princípio, porque ele é o melhor amigo de Helena. Acho que ele tem uma quedinha por ela".
O pai de Helena, Basil Shaw, que aparece na sequência de abertura do filme, é interpretado pelo ator britânico Toby Jones, conhecido por seu trabalho em "Tinker Tailor Soldier Spy", "Jogos Vorazes", "Capitão América: O Primeiro Vingador" e "Jurassic World: Fallen Kingdom", entre muitos outros filmes.
Embora o personagem nunca tenha sido retratado na tela, Basil é um arqueólogo e acadêmico que lecionou em Oxford e um dos amigos mais antigos e queridos de Indy. "Existe uma afeição genuína entre eles", diz Jones.
Shaunette Renée Wilson ("Pantera Negra", "Billions") também leva muito brilho em atuação, beleza e em looks inesquecíveis para compor Mason, um agente da CIA em busca de Indy.
E como Harrison Ford se sentiu no último dia de filmagem, estalando o chicote pela última vez para se despedir de um personagem tão emblemático?
"Fiquei emocionado!", diz Ford, rindo. "Estou realmente feliz e vou sentir saudades das pessoas com quem trabalhei, mas não vou sentir falta do Indy porque ele está satisfeito em seu propósito. Sei que fizemos um filme que o público merecia. Para quem já era fã da saga, gostou de assistir a cada um dos filmes, compartilhou a história com amigos e família, estou confiante de que vamos deixá-los de queixo caído com este".
De fato, em um ano como 2023, merecemos este tipo de herói e de história.