Topo

Animais Fantásticos 3: Saída de Johnny Depp salvou a franquia

Mads Mikkelsen está no lugar de Johnny Depp em 'Animais Fantásticos 3' Imagem: Divulgação/ Warner

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

15/04/2022 04h00

"Animais Fantásticos e os Segredos de Dumbledore" é o terceiro filme de uma franquia que tenta sobreviver baseado na nostalgia que os fãs sentem por Harry Potter. Depois de um primeiro filme agradável, mas um segundo terrível, o novo longa chega em meio a diversas polêmicas e uma troca de ator que chocou Hollywood: Johnny Depp foi "convidado a sair" da franquia e deu lugar a Mads Mikkelsen, um dos mais importantes nomes do cinema mundial atualmente.

Animais Fantásticos e os Segredos de Dumbledore

Lançamento: 2022 Duração: 2h 23min Pais: Inglaterra Status: Em Cartaz Direção: David Yates Roteiro: J. K. Rowling; Steve Kloves

Lançada em 2016, "Animais Fantásticos e Onde Habitam" chegou aos cinemas e foi um alento aos fãs de Harry Potter que sentiam falta da saga do Menino Bruxo nas telonas. Seis anos e muitas polêmicas depois, acontece o lançamento do terceiro longa da franquia, "Animais Fantásticos e os Segredos de Dumbledore".

Não é de hoje que J.K. Rowling adotou um posicionamento transfóbicos em suas redes, mas a única reação que suas controversas opiniões geraram foi bastante branda por parte da Warner Bros, que a deixou de fora da reunião de 20 anos do lançamento do primeiro filme, mas a manteve como roteirista dos filmes. No entanto, o estúdio não aceitou tão bem a repercussão das acusações contra Johnny Depp feitas por Amber Heard. Quando o ator perdeu o processo que movia contra um tabloide inglês que o chamou de "espancador de esposa", o então intérprete de Grindelwald foi "convidado a se retirar da franquia".

Com a ausência de Johnny Depp, "Animais Fantásticos" se viu sem o seu principal vilão. A saída para o problema foi convidar o dinamarquês Mads Mikkelsen para compor o elenco e viver o personagem. Inicialmente, os fãs mais fervorosos e que não se incomodaram com o imbróglio no qual Depp estava envolvido ficaram incomodados com a troca. No entanto, se esses mesmos espectadores se abrirem para a nova possibilidade, o resultado pode agradá-los.

A entrada de Mikkelsen na franquia — e consequentemente a saída de Depp — foi a melhor opção para alavancar a série de filmes que contou com um primeiro longa morno e um segundo bastante desagradável. O novo ator é o chamariz de "Animais Fantásticos e os Segredos de Dumbledore" e, ao lado de Jude Law, o Alvo Dumbledore, entregam as melhores cenas da produção.

O terceiro longa finalmente deixa exposto o fato de Dumbledore ser gay e ainda revela detalhes da relação que o então professor de Hogwarts mantinha com Grindelwald. A tensão quase que sexual criada entre os dois nas sequências protagonizadas por eles é convincente e, nestes momentos, eleva a trama a uma qualidade que ainda não tinha sido alcançada na saga até então.

Confusão

Não se engane pelo roteiro: Alvo Dumbledore é o grande protagonista do filme. É ele quem comanda o grupo principal, é o seu antigo relacionamento que norteia a narrativa e ele também é o personagem mais interessante de todos os presentes no longa. Infelizmente, "Animais Fantásticos" parece não reconhecer a potência de Dumbledore e insiste em manter Newt Scamander (Eddie Redmayne) como principal.

Ter o magizoologista à frente da trama não é exatamente um problema; sua inocência e "doses de fofura" ajudam o filme. Em evento para a imprensa de "Animais Fantásticos e os Segredos de Dumbledore" do qual Splash participou, o próprio ator reconheceu as qualidades do personagem. "Ele é uma pessoa com bastante empatia, que sempre procura o melhor nos outros? Ele é muito feliz com a própria companhia e das criaturas."

Ele sabe apreciar o silêncio e é alguém que usa mais seus sentimentos e se expressa menos com palavras.

Desta maneira, Newt é sim um personagem cativante, mas já está na hora de ceder o lugar a Dumbledore.

Segredos Nada Misteriosos

O título induz o espectador a acreditar que há segredos escondidos que serão revelados para nós ao decorrer do longa, mas o que acontece na verdade é uma exposição de diferentes fatos que envolvem a família Dumbledore, e nenhum deles é um grande choque ou uma reviravolta. Inclusive, os fãs mais atentos já sabem do que se trata há bastante tempo, e tá tudo bem.

Jude Law interpreta Dumbledore em 'Animais Fantásticos' Imagem: Divulgação

Nostalgia

"Animais Fantásticos e os Segredos de Dumbledore" atrai o público principalmente pela nostalgia. No filme, os fãs saudosos das histórias do menino bruxo voltarão à Hogsmeade, Hogwarts e encontrarão personagens extremamente importantes para a saga original.

O roteiro sabe que tem ouro nas mãos ao revisitar o local e, com música e figurino usados nos filmes de Harry Potter, leva o espectador a reviver o sentimento que há tanto estávamos longe.

Vem Aí

A Warner já anunciou que mais dois filmes serão produzidos para compor todo o universo de "Animais Fantásticos". Com Mads Mikkelsen e Jude Law juntos em tela, é capaz de que as próximas produções sejam ainda melhores do que tudo o que foi apresentado até agora. Além disso, o público brasileiro poderá ser cada vez mais representado, afinal Maria Fernanda Cândido foi introduzida ao mundo bruxo e, mesmo que sua presença neste filme tenha sido irrelevante, ela será de extrema importância a partir de agora. Vamos torcer.

Maria Fernanda Cândido em 'Animais Fantásticos e os Segredos de Dumbledore' Imagem: Reprodução/Instagram/Wizarding Wordl

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Animais Fantásticos 3: Saída de Johnny Depp salvou a franquia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade