Topo

'As Aventuras de Gulliver': animação encanta e diverte toda a família

"As Aventuras de Gulliver" reinventa história criada por  Jonathan Swift  - Divulgação/ Imagem Filmes
'As Aventuras de Gulliver' reinventa história criada por Jonathan Swift  Imagem: Divulgação/ Imagem Filmes

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

03/02/2022 04h00

Indicado ao prêmio de Melhor Animação no Shanghai International Film Festival, "As Aventuras de Gulliver" reinventa a história do clássico personagem da literatura infantil, o gigante Gulliver.

O longa chega aos cinemas nesta quinta-feira e apresenta de maneira lúdica e animada uma nova trama envolvendo o personagem criado pelo escritor Jonathan Swift em "As Viagens de Gulliver".

As Aventuras de Gulliver

Lançamento: 2022 Duração: 90 min Pais: Estados Unidos Status: Em Cartaz Direção: Ilya Maksimov Roteiro: Michael Ryan
splash
3,2 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Fizemos uma análise geral de cenário, figurino, direção de arte e fotografia

A diversão é uma nota na qual propomos, que independente das notas técnicas, a produção vale ser vista

Pontos Positivos

  • Cenários coloridos e muito bem feitos
  • Roteiro engraçado
  • Animação divertida para toda a família

Pontos Negativos

  • Personagens simples
  • Pouco ligado à história original

"As Viagens de Gulliver" é um dos livros de fantasia mais famosos de todos os tempos. Escrita por Jonathan Swift em 1726, a história foi adaptada diversas vezes, com diferentes versões para o cinema e teatros. Agora, em 2022, chega às telonas uma nova trama baseada no notório personagem.

Com uma narrativa simples, "As Aventuras de Gulliver" trabalha com uma espécie de metáfora da narrativa original. Dirigida pelo ucraniano Ilya Maksimov, também responsável por "O Pequeno Narigudo" (2003), e com o roteiro de Michael Ryan, de "Saúdem Todos o Rei Julien" (2014), a história acompanha Gulliver voltando para a pequena cidade de Lilliput.

Mas, diferentemente do que poderíamos imaginar, não há gigantes ou pessoas de tamanho de polegares nesta versão. Toda a cidade, assim como seu Rei, espera o retorno de um enorme e amedrontador Gulliver, mas não é o que acontece. Quem aparece é outro Gulliver, um aventureiro viajante que não é mais alto do que ninguém naquele local.

As Aventuras de Gulliver - Divulgação/ Imagem Filmes - Divulgação/ Imagem Filmes
'As Aventuras de Gulliver' já está em cartaz nos cinemas
Imagem: Divulgação/ Imagem Filmes

A intenção de "As Aventuras de Gulliver" é mostrar que o verdadeiro gigante está dentro de cada um de nós, e é por meio das nossas atitudes e gestos do dia a dia que ele vive. A metáfora é simples e fácil de entender, sendo uma lição de moral às crianças que se aventurarem a assistir à animação.

A trama não foge do que estamos acostumados: Gulliver precisa enfrentar um grande vilão — no caso, o Rei de Lilliput — e, nesse meio tempo, ele acaba se envolvendo em diversas aventuras com o seu camundongo companheiro e uma nova amiga, Marcy, por quem acaba se apaixonando.

Vale destacar que o personagem do Rei rende bons momentos em tela. Confuso e atrapalhado, o vilão quer sempre se dar bem, mas não é o que acontece. Os momentos protagonizados por ele rendem boas risadas e são alguns dos pontos altos do filme.

No geral, "As Aventuras de Gulliver" é uma boa opção para divertir as crianças e até mesmo os adultos.