Documentário sobre mural de Ziraldo é indicado para festival de Los Angeles
De Splash, em São Paulo
10/09/2020 16h38Atualizada em 10/09/2020 18h34
O documentário "Ziraldo - Uma obra que pede Socorro", que fala sobre o abandono de seu mural de 32 metros de comprimento no antigo prédio "Canecão", no Rio de Janeiro, foi indicado na semana passada ao LABRFF (Festival de Cinema Brasileiro de Los Angeles).
O filme busca abordar os riscos que a obra de Ziraldo corre. Em um prédio abandonado há dez anos, a "Santa Ceia" do cartunista, obra de seis metros de altura pintada em 1967, está longe do público e sujeita aos efeitos do tempo.
Essa obra está pedindo socorro, estamos querendo que o mundo moderno volte seu olhar para essa arte. Abandoná-la é a mesma coisa que abandonar uma pintura da Renascença
Ziraldo, em trecho do documentário
Desde 2015, há um projeto para que a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), dona do terreno na Zona Sul do Rio, revitalize o prédio e restaure a pintura. No entanto, problemas financeiros da universidade têm dificultado o processo.
Mesmo com destombamento aprovado ano passado pela Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), o que abriria caminho para os reparos na obra, a UFRJ cogita conceder o "Canecão" e alguns outros prédios seus para a iniciativa privada, buscando arrecadar fundos.
Por fim, para um mural com trechos apagados ou cobertos por paredes, que precisa de restauro e repinturas, a indicação do documentário de Guga e Luiz Fernando Dannemann pode "trazer luz" à questão.