Toots Hibbert, pioneiro e lenda do reggae, morre aos 77 anos

O músico Toots Hibbert, criador e líder do grupo Toots and the Maytals, que ajudou o reggae a se tornar um dos ritmos mais populares do planeta, morreu aos 77 anos em Kingston, na Jamaica. A causa da morte não foi informada pela família, que vinha cuidando dele no hospital, onde deu entrada com sintomas do coronavírus.
O anúncio foi feito nas páginas dele nas redes sociais
Nunca escutou a música dele? Então tire esse atraso da sua vida
Influente, multi-instrumentista, dono vocais agudos cheios de emoção, Hibbert transformou músicas como "Pressure Drop", "Monkey Man" e "Funky Kingston" em clássicos do reggae de todos os tempos, influenciando de Bob Marley a ingleses como os Rolling Stones.
Aliás, se hoje você conhece o termo "reggae", ele tem culpa no cartório
Em 1968, Hibbert lançou o hit "Do the Reggay", considerado por muitos críticos como o nascimento oficial do estilo, que na década seguinte seria exportado mundialmente principalmente por Bob Marley.
Quem conseguir resistir a esta batida ganha R$ 1
Hibbert incrementou o estilo conhecido como rocksteady que estava se desenvolvendo em meados dos anos 60, com uma batida mais lenta, mensagens positivas e letras socialmente conscientes. Basicamente a fórmula do reggae. Ele também foi ícone do "ska", o primo acelerado do gênero, por várias gerações.
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.