'The Third Day': Jude Law ficou isolado em ilha para gravar série de terror
"The Third Day", minissérie de terror que estreia hoje na HBO, às 22h, é perturbadora. Tão perturbadora que fez com que Jude Law, um de seus protagonistas, ficasse traumatizado com "The Dog Days Are Over", o hino good-vibes de Florence + The Machine que (teoricamente) deveria ter o efeito oposto.
Sugiro soltar esse som enquanto você lê a matéria!
Em entrevista a Splash, Jude conta que não consegue mais ouvir a música depois que Sam, seu personagem, teve de escutá-la em um momento especialmente tenso do primeiro episódio.
É como um gatilho, e eu fico muito triste. Terminei de filmar, saí de férias com a minha mulher e meus filhos e achei que tinha me livrado de Sam. Cortei o cabelo, fui nadar, e quando aquilo tocava eu me acabava de chorar. A música me levou de volta a Sam, foi algo bem poderoso.
Jude Law, a Splash
Na história criada por Dennis Kelly e Felix Barrett, Jude vive Sam, um homem que está de luto e acaba preso em uma ilha misteriosa, que fica isolada do continente na maior parte do dia, quando a maré sobe. Para piorar, os habitantes do local são levemente sinistros e têm tradições ainda mais estranhas.
E a gente já sabe que isso não é um bom sinal, né?
A situação força Sam a confrontar uma série de traumas, borrando os limites entre a realidade e a ficção, o que não foi particularmente fácil para o ator.
Vou ser honesto. Me senti muito realizado fazendo isso e realmente gostei de trabalhar com as pessoas. Era um grupo incrível de pessoas, mas estar na pele de Sam por tanto tempo não foi uma experiência feliz, porque ele sentia muita dor.
Mas a história de Sam é só metade da minissérie. Jude estrela os três primeiros episódios, que formam um conjunto chamado "Verão" e foram dirigidos por Marc Munden. A segunda metade, "Inverno", tem direção de Philippa Lowthorpe e é protagonizada por Naomie Harris na pele de Helen, uma mulher que vai à ilha em busca de respostas.
Para a atriz, no entanto, o maior desafio não foram tanto as emoções, mas o lado físico da série: ela teve de entrar no mar, que estava geladíssimo, em dezembro, no auge do inverno do hemisfério norte.
Estava congelante. Eu na verdade pensei que ia fazer essas cenas em um ambiente controlado, uma piscina aquecida que depois eles fossem tratar com efeitos especiais. Não percebi que eu ia entrar no mar, e isso foi o mais assustador para mim.
Naomie Harris
Isolados na ilha
A ilha que dá calafrios e é praticamente um personagem da série é a ilha de Osea, na Inglaterra. Ela tem 1,5 quilômetros quadrados e, assim como na história, fica inacessível quando a maré sobe —ou seja, ninguém entra nem sai.
E foi justamente quando os criadores Dennis Kelly e Felix Barrett conseguiram encontrá-la que "The Third Day" realmente começou a tomar forma.
Nós tínhamos essa ideia de alguém preso em uma comunidade, e então Felix encontrou a ilha de Osea. Depois disso, tudo entrou nos eixos, porque a ilha é exatamente o lugar em que você poderia ficar preso e descobrir que as coisas não são o que parecem.
Dennis Kelly
Esse isolamento bem real (e pré-pandemia, claro) ajudou os atores a entrarem no clima da série, como conta Katherine Waterston, que vive Jess, uma outra visitante da ilha.
Você realmente sente que não pode escapar. E acho que isso realmente afetou a equipe toda, porque no fim da semana, quando terminávamos de filmar, todo mundo fazia filas, esperando a maré baixar para voltar para casa. Você se sente vulnerável sabendo que só há duas janelas por dia para ir embora.
Katherine Waterston
Para Emily Watson, que interpreta uma das misteriosas habitantes do lugar, essa sensação às vezes chegava a dar raiva: "Era enfurecedor. Você pensava 'como assim eu acabei de gravar e não posso ir para casa?'"
Já Jude acredita que tudo isso ficava ainda mais estranho pelo fato de toda a equipe morar na ilha durante as semanas de filmagens.
Eu tinha um chalé, aí você ia para a vila e a equipe de câmeras estava em um chalé, a equipe de som no pub... Você ia de bicicleta ou a pé para o trabalho. Era tão imersivo quanto claustrofóbico, mas não dava para evitar.
Jude Law
Episódio ao vivo
Mas se engana você que acha que a experiência de "The Third Day" acaba com os seis episódios da minissérie. No dia 3 de outubro, Jude Law e a equipe farão uma grande live de 12 horas, descrita como uma experiência teatral. Essa experiência, chamada "Outono", vai conectar as duas partes da história.
Vai ser uma peça de teatro de 12 horas, em que o elenco e a comunidade de Osea se juntarão para uma outra história, filmada em plano sequência. Vamos ver toda a história daquele dia, que é um dos mais importantes para os habitantes da ilha.
Felix Barrett
Estamos morrendo de curiosidade, mas, segundo a HBO, o Brasil não terá acesso ao evento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.