Mr. Bean celebra 30 anos, e Atkinson confessa: 'Às vezes era estressante'
Parece que foi ontem, mas lá se vão 30 anos desde a estreia de "Mr. Bean" na TV britânica —no Brasil, ele chegou cinco anos depois, como quadro do "Fantástico". Você se lembra? A sitcom estrelada por um sujeito atrapalhado e ingênuo fez tanto sucesso que virou filme e sinônimo de Reino Unido tanto quanto Beatles ou o Big Ben.
E isso, definitivamente, não é pouca coisa
E, para comemorar o aniversário, Splash teve a honra de entrevistar ninguém menos o ator Rowan Atkinson. Para quem não sabe, ele, um engenheiro eletricista apaixonado por teatro e carros, não é só intérprete, mas criador do personagem que tanto amamos.
Conversando com ele, descobrimos coisas legais. Por exemplo: Rowan era tão perfeccionista e preocupado com o resultado das cenas que na maioria das vezes nem conseguia se divertir no set. As risadas ficavam com o público.
Sempre achei estressantes filmagens, ainda mais de 'Mr Bean'. Pela responsabilidade que eu sentia em tornar os conteúdos engraçados. Claro que você tem o apoio de outros atores excelentes e uma equipe incrível, mas realmente dependia bastante de mim se as piadas funcionavam ou não.
Rowan Atkinson
E como funcionavam!
Nem todos sabem, mas Rowan Atkinson é muito Mr. Bean. Desde a infância, ele possui dificuldades de pronunciar certas palavras que começam com "B". Por causa disso e da influência do francês Jacques Tati e dos filmes mudos, ele decidiu criar um personagem que praticamente não fala.
Mas muitas vezes já quis que ele falasse. É por isso que no primeiro filme ['Bean - O Filme', de 97], ele fala bastante. Senti que ele tinha de falar mais para que pudéssemos contar melhor as histórias. Fizemos mais isso agora nos episódios de desenho animado. Eu me divirto com a forma como ele fala.
E nós também!
Pergunta retórica e que você, leitor, não precisa necessariamente responder: quantos personagens da cultura britânica são tão longevos e queridos no mundo quanto Mr. Bean? Um dia o Harry Potter chega lá.
Bean se tornou um ícone tão presente da cultura pop inglesa que, além de ter conseguido alavancar as vendas do carrinho British Leyland Mini, que mais tarde seria repaginado, ele ainda apareceu na cerimônia de abertura da Olimpíada de 2012, em Londres, como um dos principais símbolos do pais.
Mas como explicar tanta longevidade?
Sempre acreditei que Mr. Bean iria se tornar um sucesso atemporal. De um lado, temos a comédia que apela ao visual. Do outro, porque ele é essencialmente uma criança no corpo de adulto. Ultrapassando nações, idiomas e culturas, o comportamento das crianças é sempre o mesmo e é fácil identificar isso e rir dessas situações
Esse jeito "crianção" fez Rowan lembrar do dia em que, no auge do sucesso em meados dos anos 1990, ele teve de sair escoltado de uma sessão de autógrafos em Amsterdã, na Holanda, com direito a cavalaria. Ninguém conseguia conter a multidão de fãs. Crianças e adultos juntos. Tipo beatlemania mesmo.
Mr. Bean é pop. E se ele viesse ao Brasil naquela época sabemos que aconteceria o mesmo
Pergunta de fã: qual é o episódio do 'Mr. Bean' favorito do "Mr. Bean'? Ele diz que tem dois
Provavelmente meu favorito é o episódio do Natal. Eu também gosto muito do esquete na igreja, que foi o primeiro episódio que fizemos de Mr Bean.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.