Morre Quino, criador da Mafalda, aos 88 anos
De Splash, em São Paulo
30/09/2020 11h55Atualizada em 30/09/2020 19h14
O quadrinista argentino Quino, conhecido por criar a personagem Mafalda, morreu hoje aos 88 anos. A notícia foi confirmada pelo Twitter por Daniel Divinsky, editor de Quino.
Quino, que nasceu Joaquín Salvador Lavado Tejón na cidade de Mendoza, na Argentina, sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) nos últimos dias e não resistiu, segundo apurou o Clarín.
O argentino criou Mafalda em 1963, originalmente como parte de um acordo de publicidade com a empresa Siam de Tella. A personagem só fez sua estreia no ano seguinte, no entanto, na revista "Primera Plana", com todas as referências à marca retiradas dos desenhos.
O sucesso de Mafalda se deu em grande parte às críticas afiadas que Quino incluía nas tirinhas, transformando-a em símbolo da insatisfação política argentina —e, com sua expansão para o mercado internacional, um ícone global de contestação social.
A fama de Mafalda levou Quino a vencer vários prêmios e honras internacionais. Em 1982, foi escolhido cartunista do ano por uma comissão global de artistas, além de ter recebido a Legião de Honra francesa em 2014.