Produção de novos podcasts mais que dobra em menos de um ano
De Splash, em São Paulo
30/09/2020 14h29
No dia 30 de setembro é comemorado o Dia Internacional do Podcast. E os números apontam que sim, 2020 é o ano do podcast.
Segundo pesquisa divulgada pelo Spotify, o número de novos programas adicionados mais que dobrou. A plataforma de streaming informou que o crescimento total na produção de conteúdo podcast foi de 240% em comparação com todo o ano de 2019.
O Brasil tem sua própria data nacional para celebrar o fomento da cultura podcast: 21 de outubro.
Por aqui, o formato é o mais novo queridinho de fonte de entretenimento e informação. Aposto que você já lavou a louça ouvindo um, diz aí.
Com a popularização do gênero, as plataformas de streaming passaram a investir em produções originais.
O Spotify, o tocador mais utilizado por quem ouve podcast no Brasil, tem algumas, como o "Café da Manhã", em parceria com a Folha de São Paulo, e o "Boletos Pagos com Nath Finanças".
Aliás, se você está em dúvida sobre qual podcast ouvir, o UOL tem uma cartela variada de opções.
Temos o "UOL Vê TV", com as melhores notícias do entretenimento, o "Baixo Clero" falando sobre política, o "Posse de Bola", sobre futebol. Enfim, a lista completa está em todos as plataformas do UOL.
Alguns números sobre podcast no Brasil
- Dos mais de 100 milhões de internautas brasileiros, 40% já ouviram podcast
- 64% dos ouvintes brasileiros usam podcast como fonte de informação e entretenimento
- Mais de 40% do consumidores de podcast tem o Spotify como tocador principal
- O perfil de usuário que mais ouve podcast é: mulher, de classe média, entre 25-30 anos
*Os dados são do IBOPE, Spotify e Associação Brasileira de Podcasters
E se você se interessou por fazer um podcast, agora a plataforma também está disponibilizando uma ferramenta em português para ajudar novos podcasters de forma gratuita. Pode se arriscar que tem todos os detalhes lá!