Topo

Estudo mostra traços de que Monalisa foi rascunhada antes de ir para tela

Novas descobertas na Monalisa
Novas descobertas na Monalisa
Divulgação

De Splash, em São Paulo

02/10/2020 09h58

Uma das pinturas mais famosas da história, a Monalisa segue sendo alvo de curiosidade e estudos. A novidade é que pesquisadores descobriram traços que indicam que o desenho teve um rascunho semelhante ao de um papel vegetal antes de ser passado para a tela definitiva.

Os pesquisadores usaram câmeras de alta-definição, que deixaram à mostra marcas típicas de que houve um rascunho e que ele foi usado junto à tela para dar ajudar na pintura definitiva de Leonardo da Vinci - publicada em 1503.

Continua depois da publicidade

A técnica parece algo semelhante a algo muito comum, que é usar papel vegetal para transferir um desenho rascunhado. O método deixou traços e pontos na tela, descobertos pelas câmeras de alta definição.

da vinci - Divulgação - Divulgação
Técnica usada por Da Vinci
Imagem: Divulgação

Os autores da descoberta foram os franceses Pascal Cotte e Lionel Simonot, que publicaram o achado no Journal of Cultural Heritage.

Há muitos pontos semelhantes em outras obras de Leonardo, então, é surpreendente que isso nunca foi descoberto antes na Monalisa"

Continua depois da publicidade

Outra evidência nova é de que Da Vinci fez alterações ao original, já que a mão esquerda aparece em posição levemente diferente da do rascunho