Topo

Hilary Swank: ator trans 'seria melhor do que eu' em papel que rendeu Oscar

Hilary Swank em cena de 'Meninos Não Choram'
Hilary Swank em cena de 'Meninos Não Choram'
Divulgação

De Splash, em São Paulo

04/10/2020 09h45

Hilary Swank acha que um ator transgênero faria um trabalho melhor do que o dela em "Meninos Não Choram" (1999), filme que lhe rendeu o Oscar, onde interpretou o jovem trans Brandon Teena — mas ela lamentou à Variety que, na época, eles não tiveram nem a oportunidade de fazer testes para o papel.

Hoje, não só as pessoas trans estão vivendo suas vidas mais livremente, mesmo que tenhamos muito a melhorar no sentido da segurança delas e da sua inclusão nos espaços, como há muitos atores trans por aí que obviamente seriam melhores para o papel se tivessem a chance de fazer o teste." Hilary Swank

Continua depois da publicidade
Hilary Swank em 2000, com o seu Oscar de melhor atriz por 'Meninos Não Choram' - Ron Galella Collection via Getty Images - Ron Galella Collection via Getty Images
Hilary Swank em 2000, com o seu Oscar de melhor atriz por 'Meninos Não Choram'
Imagem: Ron Galella Collection via Getty Images

"Meninos Não Choram", dirigido por Kimberly Peirce, conta a história real de Brandon Teena, um jovem trans de Humboldt, em Nebraska (EUA). Em dezembro de 1993, aos 21 anos, ele foi estuprado e morto por John Lotter e Tom Nissen na casa da amiga, Lisa Lambert.

Embora atores cisgênero ainda sejam escalados para viver personagens trans, a reação de ativistas nas redes sociais tem feito vários astros e estrelas desistirem destes papéis. Foi o que aconteceu recentemente com Halle Berry e Scarlett Johansson, por exemplo.