Topo

Famosos lamentam a morte de Eddie Van Halen: 'Foi o Mozart da guitarra'

O guitarrista morreu hoje por complicações de um câncer de garganta Ethan Miller/Getty Images/AFP

De Splash, em São Paulo

06/10/2020 16h58

Morreu hoje o guitarrista Eddie Van Halen, fundador da banda que leva seu sobrenome, por complicações de um câncer na garganta.

Ele inspirou muitos ícones do rock, que agora lamentam a perda.

Nikki Sixx, do Mötley Crüe, escreveu: "Devastado. Muito devastado. RIP Eddie Van Halen. Você mudou nosso mundo. Você foi o Mozart da guitarra do rock. Boa passagem, rockstar".

Flea, baixista do Red Hot Chilli Peppers, fez uma homenagem ao amigo no Instagram:

"Ah, cara. Droga. Eu te amo, Eddie Van Halen. Verdadeiro roqueiro, músico profundo, coração ENORME, inteiramente um menino de LA".

"Um inovador ousado e rei absoluto dos malandros. Espero que você curta com o Jimi hoje e voe livre pelo cosmos. Uma parte vibrante da música deixou esta Terra. Chegou ao outro lado. Um querido, meu irmão. Todo o amor e pêsames para sua família."

Gene Simmons disse: "Meu coração está partido. Eddie não era somente um Deus da Guitarra, mas uma alma genuinamente bonita. Descanse em paz, Eddie!"

Geezer Butler, do Black Sabbath: "Quando achei que 2020 não poderia piorar, descubro que Eddie Van Halen morreu. Chocante: uma das pessoas mais legais que já conheci e trabalhei. Um verdadeiro cavalheiro e gênio. RIP. Muito triste. Meus pêsames para seu irmão Alex e sua família".

Mike Portnoy, do Dream Theater: "Estou completamente em choque com a notícia de que Edward Van Halen morreu... Pouquíssimos músicos mudam completamente a cena de seu instrumento, e o Rei Edward era um deles. Um dos melhores que já existiram!"

"Descanse em paz, lenda da guitarra Eddie Van Halen. Sentiremos sua falta", escreveu Billy Idol.

Tony Iommi também lamentou: "Estou devastado após ouvir a notícia da morte do meu querido amigo Eddie Van Halen. Ele lutou até o fim uma batalha longa e difícil contra o câncer. Eddie era um tipo muito especial de pessoa, um amigo realmente ótimo. Descanse em paz, querido amigo, até a próxima".

Billie Joe Armstrong (Green Day), Sammy Hagar (Van Halen) e o guitarrista Joe Satriani comentaram seus pêsames na postagem em que o filho de Eddie, Wolf, anunciou a morte do pai.

Imagem: Reprodução

David Coverdale agradeceu: "Edward... Obrigado pelos dons extraordinários que você escolheu compartilhar conosco".

Brian Wilson, dos Beach Boys: "Acabei de saber do Eddie Van Halen e me sinto terrível. Eddie era um guitarrista maravilhoso, e me lembro de como o Van Halen era gigante, especialmente aqui em L.A. Amor e misericórdia para a família e amigos de Eddie".

A sambista Teresa Cristina, fã da banda, se emocionou em conversa com o UOL:

Influenciou toda uma geração. Eu tinha um carinho muito grande por ele, fiquei muito triste. Ele estava com esse câncer há muito tempo, tinha se curado. É um guitarrista gigante. Muito triste.

Teresa lembrou que a influência dele vai além do rock:

O Eddie inventou muita coisa, além de ser um vocalista do metal ele gravou o riff do Beat It, do Michael Jackson. Sem a guitarra do Eddie Van Halen, a música seria muito diferente do que ela é.

Como esquecer esses acordes?

Sebastian Bach: "Eddie Van Halen e Neil Peart eram bons demais para 2020. Todos nós somos. Meu coração está partido".

Kenny Chesney, cantor country, também lamentou a morte de Eddie: "Ele era um amigo e herói para qualquer um que já segurou uma guitarra e teve um sonho".

"Ele era uma grande influência para Chris e eu quando escrevemos 'Bill e Ted'. Na verdade, quando o diretor Stephen Herek estava lendo o roteiro, ele chegou na terceira página, pausou, colocou o 1984 e continuou. Queríamos que o filme fosse um 'Jump' cinematográfico", diz o produtor Ed Solomon.

O diretor e roteirista Paul Feig escreveu: "Bem quando achávamos que não dava para 2020 ficar pior. Não tenho nada a dizer sobre Eddie a não ser o fato de que ele mudou a cara do rock. Nunca vou esquecer a primeira vez que ouvi Eruption quando adolescente. Minha mente nunca se recuperou".

A diretora Ava Duvernay compartilhou um vídeo da banda, com um emoji de coração partido:

O trabalho do músico tocou a vida de muita gente no Brasil. Para homenageá-lo, os usuários do Twitter compartilharam suas histórias.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Famosos lamentam a morte de Eddie Van Halen: 'Foi o Mozart da guitarra' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade