Foto de George Clooney é usada em fake news para atacar jornalista dos EUA
De Splash, em São Paulo
06/10/2020 09h29Atualizada em 06/10/2020 09h29
O ator George Clooney se viu sendo confundido e usado em uma fake news — notícia falsa criada e estruturada para disseminar uma informação que não é verdadeira — para atingir o jornalista da Fox News Chris Wallace, nos Estados Unidos.
A fake news usa uma foto em que Chris Wallace sobe em um barco. A notícia falsa diz que Wallace recebe ajuda para pisar na embarcação do já falecido Jeffrey Epstein na ilha particular dele — envolvida nos escândalos do empresário preso e acusado de tráfico sexual de menores de idade.
Só que, na foto, a pessoa que ajuda Chris Wallace é George Clooney
As agências internacionais de notícias Associated Press e Reuters verificaram e checaram as fotos usadas e informaram que a pessoa que ajuda o jornalista é, realmente, o ator George Clooney no Lago Como, na Itália — e não na ilha de Epstein, nas Ilhas Virgens Americanas.
As agências mostram que a foto é de 2012.
O jornalista recebeu o convite de Clooney para visitar a região no norte da Itália. O site Politico gravou entrevista — em 17 de gosto de 2012 — com o jornalista, que disse que "teve a sorte de ser convidado e foi ótimo".
Chris Wallace foi alvo de fake news logo após mediar o debate presidencial entre Donald Trump e Joe Biden no dia 29.
Apoiadores republicanos acusaram o jornalista de fazer perguntas tendenciosas a Trump — o presidente reclamou do moderador.