Pelé branco seria endeusado por críticos, dizem Mano Brown e Silvio Almeida
O jurista, filósofo, advogado e professor Silvio Almeida estreia seu canal no YouTube amanhã com um convidado de peso: Mano Brown. Na conversa, que foi vista por Splash, eles bateram um papo sobre rap, política, identidade negra e até Pelé, que faz 80 anos hoje e ainda tem críticos.
Alguns personagens bíblicos cometeram chacinas, e as pessoas se ajoelham, colocam as mãos para cima e os idolatram. Existe uma cobrança em cima do Pelé por ter sido realmente gigantesco, maior do que o país dele. E se ele fosse branco, como seria?
Mano Brown
Silvio Almeida respondeu com uma frase forte:
Seria um deus, né.
Será que é permitido para um preto subir tão alto quanto o Pelé subiu? Parece que o Brasil não perdoa. É uma cobrança exacerbada. É lógico que o Pelé não é perfeito, como nós não somos. Não houve seres humanos perfeitos, eu leio História e todo mundo errou feio.
Mano Brown
Apesar de ter levantado este debate, o rapper também afirmou que a enorme cobrança sobre Pelé tem relação com sua relevância.
Mas a gente sabe que a cobrança é proporcional ao sucesso que você alcança e ao poder que você tem. Um rei tem que saber disso. Aquela cadeira é solitária.
O assunto começou depois que Silvio disse que seu pai, o ex-goleiro Barbosinha, defendeu o Corinthians na década de 1960. O santista Mano Brown se divertiu ao imaginar o quanto ele pode ter "sofrido" tentando parar Pelé, de quem o dono do canal é fã.
O Pelé foi fundamental para mim. A única coisa que eu tinha orgulho do Brasil era o fato de que o melhor jogador do mundo era um cara preto. E aquela imagem do Pelé com a mão para cima, com o 10 nas costas e aquela camisa branca... Aquilo mudou a minha vida.
Silvio Almeida
Este vídeo será o primeiro do canal de Silvio, que terá novos conteúdos aos sábados e às quartas, às 11 horas (de Brasília). Conversas desse tipo fazem parte do quadro "Entrelinhas", que também terá como convidado o historiador Luiz Antônio Simas. A produtora é a empresa Play9.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.