'The Crown': Diana rouba cena, e série faz espectador odiar Charles
Do UOL, em São Paulo
09/11/2020 10h02Atualizada em 09/11/2020 11h07
A quarta temporada de "The Crown", a série da Netflix sobre a rainha Elizabeth II e a família real, é provavelmente a mais esperada de todas: afinal, é agora que a série mostrará o tumultuado relacionamento entre Lady Diana e o príncipe Charles.
E a expectativa é justificada: a nova temporada, que estreia neste domingo (15), realmente brilha quando Diana e Charles estão em cena.
A princesa do povo ganha uma ótima interpretação da atriz Emma Corrin, que consegue captar tanto o carisma de Diana —capaz de mobilizar multidões— quanto as vulnerabilidades da jovem que se viu presa em um casamento infeliz, dentro de uma das famílias mais poderosas do mundo.
O criador Peter Morgan, aliás, não foge de retratar a luta de Diana com a bulimia, e os episódios em que isso acontece são devidamente sinalizados com um alerta ao espectador antes de seu início.
E Charles?
Mas se é impossível não simpatizar com Diana, o mesmo não pode ser dito de Charles, vivido por Josh O'Connor. O primogênito da rainha é retratado como um homem egoísta, egocêntrico, que pouco se importava com a mulher e ressentia o fato de ela ser adorada pela mídia e pelos súditos.
Isso sem falar do escandaloso caso com Camilla Parker-Bowles, com quem hoje o príncipe está casado.
Sim, "The Crown" vai fazer o espectador odiar Charles.
Mas isso não exime o resto da família real. Enquanto as outras três temporadas foram mais reservadas quanto ao "lado sujo" da monarquia, a chegada de Diana força a série a confrontá-lo.
O roteiro deixa claro que Lady Di foi jogada aos leões. Uma garota jovem, de boa família e, o mais importante, "sem passado" era a escolha perfeita para o posto de futura rainha, apesar dos sinais de que a união estava fadada ao fracasso por questões maiores do que o senso de dever dos envolvidos.
"The Crown" faz um trabalho excelente ao construir as tensões que surgem na monarquia a partir da chegada de Diana e continuam a ter impacto ainda hoje, tendo em vista o drama em torno do relacionamento de Harry e Meghan Markle, que optaram por abrir mão de seus títulos.
No fim, os episódios de Diana e Charles estão entre os melhores de "The Crown" —e com certeza estarão (justificadamente) os mais comentados da série.
Mas fica aqui um pequeno spoiler...
A cerimônia de casamento dos dois, em si, não é retratada. Peter Morgan optou por focar nos momentos que a antecederam —uma decisão ousada, mas acertada, já que a cerimônia foi acompanhada atentamente na época.