Topo

Kamala Harris e a história de amor que poderia ser série

Kamala Harris e o marido, Douglas Emhoff
Kamala Harris e o marido, Douglas Emhoff
Mark Makela/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

10/11/2020 04h00

Kamala Harris, a primeira vice-presidente mulher e negra dos Estados Unidos, ganhou as manchetes de todos os países. Seu trabalho na vida pública é conhecido e seu currículo é invejável. Mas tem algo na vida privada dela que talvez não cause tanta inveja: a dificuldade de ter um relacionamento.

Kamala é casada com Doug Emhoff e está junto com ele desde 2013. Mas o que parece uma calmaria nos dias de hoje poderia ter sido uma temporada de "Casamento às Cegas". Ela mesma brinca com a situação no livro "The Truth We Hold" e descreve como é difícil uma pessoa pública ter um namoro.

Continua depois da publicidade

Devido ao meu cargo, eu sabia que, se levasse um homem comigo para um evento, as pessoas começariam imediatamente a especular se tínhamos ou não uma relação.

O relacionamento dos dois se iniciou depois de um "encontro arranjado" em 2013. A responsável por isso foi Chrisette Hudlin, melhor amiga de Kamala. Após uma troca de mensagens de texto, data marcada e bora para o jantar.

Essa troca de mensagens foi um tanto quanto exótica para quem tenta conquistar alguém. Após Hudlin dar o número de Kamala, Doug mandou uma mensagem para dizer "oi" e avisá-la que estava no jogo do Lakers.

E ela respondeu: "Vamos Lakers". Vale ressaltar que ela é torcedora do Golden State Warriors.

Continua depois da publicidade

Mas deu certo. Um ano depois, veio o pedido de casamento. Ela havia acabado de chegar do México e eles partiriam para a Itália. Mas nada de aguardar o clima romântico italiano em Florença, como o planejamento original. Ele pediu sua mão enquanto ela fazia as malas.

O casamento aconteceu em agosto daquele mesmo ano. A responsável por oficializar o relacionamento foi Maya Harris, irmã mais nova de Kamala.

Mas quem é Doug Emhoff?

A história do advogado cruza um pouco com a indústria do entretenimento. Ele chegou a defender a Hollywood Video em ação contra a Fox, o que o levou a um trabalho contínuo com os estúdios.

Outro caso famoso envolvendo o advogado foi a defesa da rede Taco Bell, acusada de plagiar o "Psycho Chihuahua". A rede de restaurantes chegou a ser condenada a pagar US$ 42 milhões, mas Emhoff reverteu a situação.

Antes de conhecer Kamala, Doug foi casado e teve dois filhos, Cole e Ella. O nome de ambos são homenagens a John Coltrane e Ella Fitzgerald, músicos de jazz.

Continua depois da publicidade

"Momala". Esse é o apelido carinhoso com que Cole e Ella se referem a sua "madrasta", nome que eles preferiram não usar com a nova vice-presidente dos Estados Unidos. Ambos são filhos de Doug com Kerstin Emhoff, com quem Kamala se dá bem.

As duas até torcem juntas quando Ella entra em quadra nas competições de basquete e natação da vida universitária. "Muitas vezes para o constrangimento de Ella". Eles até brincam que possuem uma "família moderna" formal demais, com referência à série de comédia "Modern Family".