Topo

Paizão, cineasta, cria da Maré: quem era Cadu Barcellos?

O cineasta Cadu Barcellos
O cineasta Cadu Barcellos
Reprodução/Instagram

De Splash, no Rio

12/11/2020 04h00

Cadu Barcellos, o cineasta morto após ser esfaqueado no Centro do Rio, era um profissional com um futuro promissor, muito ligado à família e preocupado com questões sociais do país. Em sua trajetória interrompida precocemente, focou em projetos do Complexo da Maré, favela onde nasceu e foi criado.

Continua depois da publicidade

Talento

Cadu tinha 34 anos e era assistente de direção no "Greg News", comandado por Gregório Duvivier, na HBO, e foi diretor e roteirista da série "Mais x favela" (2011), no Multishow. O cineasta dirigiu o episódio "Deixa Voar", do longa "Cinco Vezes Favela" (2010), premiado no Festival de Paulínia.

A atriz Roberta Rodrigues escreveu um texto lamentando a morte de Cadu e falou que era comum refletirem sobre a violência, justamente o que o levou. "Sentirei falta dos nossos encontros da vida, da arte e sentirei falta dos abraços cheios de afeto e mensagens que não precisávamos dizer".

Descansa amigo, descansa que aqui iremos continuar contando as histórias dos nossos lugares. Você jamais será esquecido. Te amarei para sempre, nosso menino do cinema, da alma pura.

Continua depois da publicidade

Referência

Nascido e criado no Complexo da Maré, Cadu era muito atuante em projetos culturais da região e se tornou referência para jovens da favela.

O ator Jefferson Melo, de 24 anos, colaborador do Museu da Maré, criado na favela Baixa do Sapateiro recorda bem dos projetos de Cadu na área.

Cadu sempre teve seus olhares voltados para a favela, promovia diversos eventos culturais, festas em lajes desde muito jovem, lembro até hoje. Não foi à toa que entrou em '5x Favela - Agora por nós mesmos'. Ele escrevia sobre nós, eram nossas narrativas, do dia a dia da favela.

Jefferson Melo, ator

Cadu já rodou em diversas áreas no meio artístico favelado, dançou no Corpo de dança da Maré, produzia o grupo de pagode No Lance, entrou para a produtora Porta dos Fundos e por aí vai. Cadu é a referência para nós favelados que queremos viver da vida artística.

Jefferson Melo, ator

Continua depois da publicidade

Paizão

Cadu era apaixonado pelo seu filho Bernardo, de 2 anos, fruto do relacionamento com Gabriela Alves. No Instagram, são várias fotos do menino, a quem carinhosamente chamava de Bê.

"Acompanhar cada passo seu é minha maior missão e meu maior presente", escreveu na legenda de um vídeo do filho.

Racismo

O cineasta refletia em suas redes sociais sobre o racismo no Brasil e no mundo e a importância de de combatê-lo. Ele chegou até a comentar como seria se George Floyd, assassinado por policiais nos Estados Unidos fosse brasileiro.

Continua depois da publicidade

Mengão

Torcedor do Flamengo, Cadu se orgulhou dos títulos que o clube conquistou em 2019 e agradeceu o técnico português Jorge Jesus, que deixou o clube em julho.