'The Crown' recriou looks icônicos de Diana e Thatcher; veja comparações
De Splash, em São Paulo
12/11/2020 12h00
Os figurinos sempre foram um espetáculo à parte em "The Crown", a série da Netflix sobre a família real britânica.
Mas a quarta temporada, que estreia domingo (15) e está ótima, ganhou um desafio a mais: recriar looks icônicos da princesa Diana e da primeira-ministra Margaret Thatcher.
O trabalho da figurinista Amy Roberts e sua equipe não decepciona —e os looks impressionam por sua semelhança com a realidade.
O vestido de casamento
O principal, claro, é o vestido de conto de fadas usado por Diana em seu casamento com o príncipe Charles, em 1981. Para recriá-lo, Roberts trabalhou com David Emanuel, um dos estilistas do vestido original (ele criou a peça com sua esposa à época, Elizabeth Emanuel).
Segundo a figurinista contou à CNN, trabalhar com David foi "uma ótima experiência" -e o estilista conseguiu lembrar o exato tom do vestido. "Tínhamos várias amostras de tecido, e foi difícil escolher já que cada foto tinham um tom diferente. Ele, sem hesitar, disse 'é esse', e nós embarcamos".
O processo de confecção do vestido aconteceu nos estúdios Elstree, em Londres, e foram necessárias sete provas para que tudo ficasse perfeito.
A primeira prova foi para acertar as proporções, as mangas, a armação da saia, os comprimentos. A última foi com o véu, uma réplica da tiara Spencer, as centenas de pérolas costuradas e uma renda que foi copiada do original, feita na mesma fábrica. Todos nós ficamos muito emocionados.
Amy Roberts
A jornada de Diana
Para Amy Roberts, o figurino teve um papel essencial para ajudar a história de Diana, que passou de uma adolescente à princesa e ícone fashion em poucos anos.
Ela vai de uma jovem não muito interessada em moda, que usa macacões e sapatilhas, passa pelo terninho de noivado conservador comprado às pressas até o famoso vestido de casamento que encorajava nossa crença nesse conto de fadas.
Aliás, lembra o terninho de noivado?
Na maternidade a na turnê australiana, temos uma jovem em vestidos de seda com grandes golas e vestidos de gala brilhantes. Rosas e azuis ajudam a disfarçar a profunda infelicidade que ela sentia.
São looks como esse vestido, usado em um baile...
Ou esse aqui, em um evento na Tasmânia:
Ao fim da temporada, ela encontra força ao perceber a adoração que recebe do público, e as roupas dela se tornam mais chiques e poderosas.
É o caso, por exemplo, deste vestido prata chiquérrimo usado por Diana em Nova York:
E Thatcher?
Com Margaret Thatcher, a Dama de Ferro, a figurinista também usou os looks de forma a acompanhar sua jornada de onze anos no poder, de 1979 a 1990.
Nós fomos dos ternos com saias mais suaves e das blusas com laços para as peças com ombreiras e cores mais escuras, conforme a história dela avança.
A série inclusive fez um bom trabalho de recriar o visual que ela usava ao ser eleita como primeira-ministra, em 1979: