Holofotes viciam Diana em 'The Crown' e ofuscam o irritado príncipe Charles
De Splash, em São Paulo
16/11/2020 04h00
Muita gente odeia Charles (Josh O'Connor) em "The Crown", mas uma análise fria da série mostra alguns pontos de vista sobre Diana (Emma Corrin): enquanto sofre no casamento —e com a bulimia que a afetou na vida real—, ela fica cada vez mais dependente dos holofotes e irrita o frustrado príncipe.
Isso fica claro quando:
- Ela "invade" o palco da ópera (em pleno aniversário de Charles)
- Ela se filma cantando, de novo em um palco cheio, e o presenteia com a fita no aniversário de casamento (sabendo que ele não tinha gostado da surpresa anterior)
- Ela admite que ficou dependente do público e da mídia
Porém, nada disso quer dizer que Diana seja a vilã aqui.
Pelo contrário, a princesa da série é sempre traída (bem antes de trai-lo) e isolada em seu sofrimento. Ela só não tinha muito tato para lidar com um marido que já era frustrado por não ter atenção da família e do povo desde a 3ª temporada.
Splash teve a chance de conversar com o ator Josh O'Connor, que interpreta Charles na terceira e na quarta temporada da série da Netflix, e um dos assuntos foi o sofrimento mútuo e doentio do casal real de "The Crown".
Ele é um homem profundamente perturbado e tem uma necessidade desesperada por afeto, gentileza e amor. Passou a maior parte da vida faminto disso e conhece Diana, que também precisa das mesmas coisas. Ele não consegue oferecer isso a ela, e ela não consegue oferecer a ele. Essa é a parte triste.
Calma lá! O ator não está falando mal do verdadeiro Charles.
Josh fez questão de dizer que existe um distanciamento entre seu personagem e o príncipe da vida real. O Charles de "The Crown" não representa com exatidão o herdeiro ao trono inglês —aliás, a série toma muitas liberdades criativas.
Para quem não se lembra, aqui estão Diana e Charles na vida real (nos anos 1980).
O fato de que Charles está vivo não me afeta. Sinto um distanciamento entre o verdadeiro Charles e o meu. É uma obra ficcional, não sei se ele representa Charles. Obviamente, tem pequenos tiques que eu faço para que vocês percebam que é uma versão dele, mas eu os vejo como pessoas muito separadas.
Mas qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência: na série, Charles é apaixonado por Camilla Parker Bowles (Emerald Fennell) desde antes de ser obrigado a se casar com Diana.
Na vida real, ele realmente teve um caso secreto (ou não tão secreto assim) com Camilla. Quando se separou de Diana, Charles se casou com a mulher que amava.