'Monster Hunter' é tirado de cinemas da China por suposta piada racista
O filme "Monster Hunter", estrelado por Milla Jovovich e pela brasileira Nanda Costa, enfureceu espectadores na China e foi retirado de exibição nos cinemas do país no dia seguinte à estreia — tudo por causa de uma cena interpretada como insulto racista pelos chineses.
O momento em questão é um diálogo entre um personagem branco e um chinês, interpretado pelo popular rapper Jin Au-Yeung. Na cena, os dois estão dirigindo juntos quando o personagem de Jin pede para o outro "olhar para os seus joelhos" (em inglês, "knees").
"Que tipo de joelhos são esses?", pergunta o personagem branco, aparentemente repetindo uma brincadeira recorrente entre eles. "São chineses", responde Jin (em inglês, "chi-knees").
Mas por que isso é racista?
O momento, aparentemente inócuo, foi interpretado como referência a uma cantiga infantil que caiu em desuso justamente por suas implicações racistas.
"Chi-nese, Jap-a-nese, dir-ty knees, look at these", diz a cantiga em inglês. Uma tradução parcial seria: "Chineses, japoneses, joelhos sujos, olhem para eles".
Tradicionalmente, o verso era acompanhado por gestos imitando os olhos "puxados" dos povos asiáticos.
Longa pode ser editado
De acordo com a Variety, a polêmica em torno de "Monster Hunter" apareceu na mídia social chinesa após as primeiras sessões do longa no país, à meia-noite da quinta para a sexta-feira. No dia seguinte, a maior parte das sessões do filme já estava cancelada.
A Tencent Pictures, que produziu o longa, mandou mensagem para exibidores prometendo uma nova versão sem a cena acusada de racismo, mas a pressão das redes pode efetivamente impedir que "Monster Hunter" retorne à exibição no país.
A frase "Monster Hunter insulta a China" está entre as mais usadas no Weibo desde a sexta. Até o perfil oficial da liga jovem do partido comunista entrou na história, postando uma imagem que parecia apontar hipocrisia por parte dos produtores norte-americanos do longa.
"Que tipo de joelhos são esses?", dizia o post, junto com a imagem de um policial gigante ajoelhando nas cabeças dos cidadãos na rua. Na própria foto, uma legenda fazia referência ao caso George Floyd: "Vocês conseguem respirar?".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.