Como Silvio Santos anunciou doença terminal e causou um escândalo
Oi, Silvio. Meu nome é Ana Carolina Soares. Há boatos de que você pretende se aposentar. É verdade?
Esse foi o início de uma conversa surpreendente, para não dizer bizarra, entre Silvio Santos e uma repórter, que rendeu uma das histórias mais malucas já publicadas sobre o apresentador. O ano é 2003.
Ah, você não sabe? No ano passado fui ao Medical Center, em Miami, e eles declararam que só tenho mais seis anos de vida. Estou com um problema gravíssimo nas artérias do coração. E eles me disseram que, de agora em diante, só preciso descansar (pausa). No duro.
Silvio Santos para a Contigo! em 2003
No mesmo diálogo, o apresentador, então com 72 anos, ainda afirmou que venderia o SBT para Boni e a emissora Televisa, do México. O empresário disse que havia pedido R$ 1 bilhão para se desfazer do canal.
Dá para imaginar o tamanho da confusão, não é mesmo?
Splash localizou a repórter Ana Carolina, a responsável pela reportagem publicada em 10 de julho de 2003 pela revista "Contigo!". A missão que ela recebeu soaria como quase impossível ainda nos dias de hoje.
Veja bem: quase impossível!
Matéria boa é matéria impossível, né? É ser humano e vive na Terra? Então por que não posso achar o Silvio Santos? Se está vivo a gente tenta.
Ana Carolina Soares, jornalista
Era uma tarde de domingo e ela estava na casa da mãe quando pegou o telefone fixo. A ligação era para Orlando, na Flórida, onde o animador passa férias anualmente em sua mansão em Celebration, uma comunidade abastada próxima aos parques da Disney.
Mas como a repórter tinha o telefone do Silvio?
Eu soube do telefone dele por duas vias. Eu vi na lista telefônica. Incrível! Senor Abravanel constava na lista telefônica de Orlando. Foi via Embratel, pelo 0800. Eu também tinha uma pessoa que me passou o número, e bateu com o da lista telefônica.
A voz do outro lado da linha era inconfundível. Seria tão simples assim? Não exatamente...
Quem atendeu foi o próprio Silvio Santos. Deu um gelo na espinha. Aí você respira e continua. Ele falou: "vou me aposentar e morrer". No início fiquei muda, porque senti a ironia. Disse: "Silvio, o que você está me falando é muito sério". E ele foi entrando naquela história de que ia morrer.
Ana desligou e achou toda aquela conversa muito estranha. Não acreditou em Silvio nem por um momento porque o tom era de gozação. Mas ela tinha um problema: não tinha gravado o bate-papo e por isso voltou a ligar para o apresentador mais duas vezes.
Em todas as chamadas ele repetiu a mesma mensagem.
Estou aqui por recomendação médica. O ar é excelente para pessoas como eu, que estão à beira da morte.
Silvio Santos para a 'Contigo!' em 2003
Era Silvio Santos sendo Silvio Santos. O mesmo que jurou nunca dar uma entrevista após ser alertado por uma cigana de que morreria no dia seguinte em que fizesse isso.
Dada a seriedade das declarações, o então diretor de redação também falou com Silvio. O dilema que se iniciou, então, passou a ser: publicar ou não a matéria?
O teor da reportagem que sacudiria o meio jornalístico chegou ao empresário Roberto Civita, diretor editorial do Grupo Abril.
Chegaram à conclusão e eu concordei que era notícia. Qualquer personalidade dar uma declaração nesse sentido é notícia. Era o dono de um banco, um conglomerado comercial e de uma emissora de TV falando que ia morrer. Verdade ou não, é notícia. E deixamos tudo dentro do contexto.
A reportagem foi atrás de amigos de Silvio Santos, que falaram sobre a suposta doença terminal. Gugu Liberato (1959-2019), por exemplo, desconhecia aquela informação.
O pupilo de Silvio comentou:
Não sei dessa história de doença. Falei com Silvio há poucas semanas e estava tudo bem com ele
Gugu Liberato para a Contigo! em 2003
A revista enviou um paparazzo a Orlando, que fotografou Silvio fazendo compras em um supermercado. A imagem deixava clara a contradição de outra frase do apresentador, de que ele estava em uma cadeira de rodas.
A chamada de capa também deixava clara a piada do "Patrão", tratando como brincadeira.
A própria foto de capa mostrava que ele estava bem e de uma forma "gente como a gente". Até então ele era completamente inacessível e só aparecia na frente das câmeras.
Mesmo assim o barulho foi grande. Jornais, revistas, sites e programas de TV repercutiam o destino do maior comunicador do país e do SBT. Até Gugu Liberato entrou na história e falou ao vivo com Silvio em seu programa.
Silvio deu uma entrevista por telefone para o Gugu e, se não me falha a memória, ele disse que era brincadeira. Lembro que ele me elogiou e eu fiquei feliz. Ele falou: era uma repórter inteligente e captou esta declaração. A 'Contigo!' vendeu horrores naquela semana.
Ana diz que também recebeu críticas pela publicação da matéria, mas sua consciência estava tranquila. Imagina hoje em dia com as redes sociais!
No fim, além de ter conseguido uma exclusiva para lá de polêmica com o ídolo, ainda conseguiu um emprego. Ela era freelancer até então.
Depois disso fui contratada pela Contigo! Consegui um emprego! E recebi um bilhete do Roberto Civita me cumprimentando pela matéria. Foi incrível!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.