Morre John le Carré, autor de romances de espionagem, aos 89 anos
Colaboração para o UOL, em Santos
13/12/2020 20h28
John le Carré, célebre autor britânico de livros de espionagem, tais como "O Espião que Sabia Demais", "O Espíão que Veio do Frio", "A Casa Da Rússia" e "A Garota do Tambor" morreu na noite de ontem aos 89 anos, em Cornwall.
A informação foi confirmada porJonny Geller, diretor do grupo Curtis Brown, uma agência de artes com sede em Londres
O autor, cujo nome de batismo era David Cornwell, morreu em decorrência de uma pneumonia, que não teve relação com a covid-19.
A família de Le Carré confirmou a notícia em mensagem divulgado pelo empresário. "É com grande tristeza que devemos confirmar que David Cornwell — John le Carré — faleceu de pneumonia na noite de sábado após uma curta batalha contra a doença", diz a mensagem.
Ao longo de mais de seis décadas de carreira, Jphn le Carré escreveu 25 romances. Ele utilizou sua experiência como agente secreto como material para as obras.
O autor alcançou o sucesso internacional após a publicação de seu terceiro romance, "O espião que saiu do frio" (1964), que escreveu aos 30 anos, quando estava "consumido pelo tédio" causado por suas atividades como diplomata na embaixada britânica em Bonn, na Alemanha.
O romance, do qual mais de 20 milhões de cópias foram vendidas em todo o mundo, conta a história de Alec Leamas, um agente duplo britânico na Alemanha Oriental. A adaptação da obra para o cinema, com Richard Burton no papel principal, marca o início de uma longa colaboração com as artes visuais.
John Le Carré deixou a mulher Jane, com quem foi casado por 45 anos, e quatro filhos, Nicholas, Timothy, Stephen e Simon.
Com informações da AFP.