Jesy deixou Little Mix após anos de bullying e tentativa de suicídio
De Splash, em São Paulo
15/12/2020 04h00
Jesy Nelson anunciou ontem que deixa o grupo Little Mix após nove anos juntas. A cantora britânica fez questão de registrar o carinho pelos fãs e pelas ex-companheiras de girlband em post no Instagram e explicou que, diante de tanta pressão, precisava cuidar de sua saúde mental.
Fazer parte da banda tem sido duro para a minha saúde mental recentemente. Para mim, a pressão e as expectativas são muito difíceis de lidar. Todos atingimos um momento na vida em que precisamos cuidar de nós mesmos um pouco melhor. Acho que este é meu momento.
A notícia comoveu mas não surpreendeu os fãs do grupo, que lotaram as redes sociais de mensagens de apoio para Jesy. Em novembro, a cantora já tinha anunciado que tiraria um tempo distante do trabalho para cuidar melhor de si. No mesmo mês, elas lançaram o sexto álbum de estúdio, "Confetti".
Histórico delicado
Em setembro, Jesy lançou o documentário "Odd One Out" pela BBC III, desabafando por tudo que sofreu ao longo dos anos, desde que se tornou figura conhecida ao redor do mundo. Ela foi vítima de bullying virtual e teve que lidar com críticas ao corpo e sua aparência.
Quando ganhamos o 'X Factor', eu recebi muitas mensagens no Facebook. Uma delas era de um homem me dizendo que eu era a coisa mais feia que ele já viu na vida e que eu merecia morrer.
Jesy relembra como sempre era apontada como a "feia e gorda" do grupo e como isso impactou sua vida, a fazendo passar dias sem comer para emagrecer, além de se submeter a tratamentos estéticos para alterar sua fisionomia.
O mundo inteiro tinha uma opinião sobre mim e não eram coisas boas. Foi o pior período da minha vida. Eu era conhecida como a feia e gorda.
Consequências
No documentário, Jade, companheira de grupo de Jesy, relata como viu a amiga se tornando outra pessoa diante de todas as críticas que recebia.
As pessoas não se dão conta dos efeitos que o bullying virtual tem nas pessoas. Nós víamos essa garota incrível se tornar uma boneca quebrada. Eu só queria encontrar quem disse algo horrível sobre ela e dizer: veja o que fez com ela. O bullying tirou de Jesy seu amor pela música.
Jade Thirlwall
Jesy entrou em depressão profunda pelos comentários que recebia, a ponto de tentar tirar a própria vida depois de se apresentar no "X Factor", em 2013.
Eu estava na cama chorando, pensando, 'Isso nunca irá passar, eu vou me sentir triste pelo resto da minha vida, então qual o motivo de eu estar aqui?'
Recuperação
Nos últimos anos, Jesy buscou terapia e também se encontrou com outras vítimas de bullying para tentar se recuperar dos traumas. Apesar de terem vencido o "X Factor" em 2011, ela tinha dificuldade de se lembrar com carinho dos momentos que viveu.
O dia que ganhamos o "X Factor" deveria ter sido o mais feliz da minha vida, mas eu só me lembro de sentir que todos me odiavam. Hoje, sou uma pessoa completamente diferente. Não posso negar que posto fotos para obter aprovação das outras pessoas e não sei por quê.
Desde que se afastou do grupo, há quase um mês, a cantora vem se dedicando a cuidar de sua saúde mental, passando por um processo de reabilitação. Na carta de despedida, as companheiras de grupo desejaram melhoras para ela.
Após incríveis nove anos juntas, Jesy tomou a decisão de deixar o Little Mix. Este é um momento incrivelmente triste para todas nós, mas todas apoiamos completamente a escolha de Jesy. Nós a amamos muito, e concordamos que é muito importante que ela faça o melhor para a sua saúde mental e bem-estar