Topo

'El Cid': série com Denver de 'La Casa' tem banhos de sangue e lutas épicas

Jaime Lorente em cena de El Cid, do Amazon Prime Video Divulgação

De Splash, em São Paulo

18/12/2020 04h00

Nobres, vassalos, infantas, reinos... "El Cid", série espanhola que estreia hoje no Amazon Prime Video, fará você recordar as aulas de História, especialmente aqueles capítulos sobre a Idade Média. Para os brasileiros, o chamariz da série, que se passa no século 11, é o protagonista: Jaime Lorente.

Lorente, de 29 anos, ganhou fama por aqui depois de viver o carismático Denver em "La Casa de Papel". Do bando do Professor para os campos de batalha do período medieval, o ator convence e prova maturidade ao assumir o papel de um dos mais celebrados heróis de guerra da Espanha: El Cid, o Campeador.

Eu pensava que o conhecia mais do que realmente conhecia. [El Cid] É um personagem que está no imaginário de todos, mas que pouca gente sabe o caminho real que ele trilhou. Jaime Lorente a Splash

Com cinco episódios de pouco mais de 50 minutos cada, a série começa morna, contando as origens de Rodrigo Díaz de Vivar ainda menino, quando perde o pai em uma batalha e herda sua espada. Acaba levado por seu avô para o reino de León, e, já adulto e como vassalo, a história finalmente começa.

Imagem: Divulgação

Ruy (Jaime Lorente), enfrenta e vence inimigos até conquistar a alcunha de El Cid, dado pelos nobres mouros, com quem ele tinha uma convivência pacífica apesar da disputa com os cristãos. Para bater e apanhar tanto, o ator espanhol se preparou exaustivamente. Só o figurino pesava cerca de 20 kg.

Primeiro, foram muitas horas de treinamento só para aguentar o peso da armadura. No nível técnico, teve muito treinamento com espada, de lutas e também com os cavalos. Mas trabalhamos sempre com muita segurança.

Em uma das cenas mais marcantes da temporada de estreia, Ruy golpeia o inimigo com uma machadada na cabeça, e acaba levando um banho de sangue no rosto. Ironicamente, o sangue tinha um gosto muito doce, conta o ator, já que era feito de mel.

Fiz esse trabalho com muito amor e carinho. Coloquei muita emoção nesse personagem. E se o Brasil me amou por causa do Denver de 'La Casa de Papel', espero que me amem igualmente por 'El Cid'.

Imagem: Divulgação

Disputa de poder

Mas nem só de batalhas e cenas de extrema ação é feita "El Cid". A série caminha pelas beiradas com a disputa de poder no Reino de León. Splash também conversou com o ator Carlos Bardem, que interpreta o Conde de León, e a atriz Alicia Sanz, a infanta Urraca, filha do rei.

O arco dramático de ambos se cruza. Enquanto o conde aproveita sua posição para armar um plano de poder próprio, Urraca o desmascara e se coloca em ação, em uma época que mulheres não tinham voz. Sem spoilers, a disputa de poderes dentro do próprio reino é tão empolgante quanto as batalhas.

Sou um amante de História e é muito mais interessante quando você pode mergulhar nela. Usar as roupas da época, passar pelos lugares onde tudo aquilo aconteceu. Pelo menos 70% dos locais onde gravamos eram cenários reais. Os castelos, monastérios, igrejas, catedrais. Foi um privilégio. Carlos Bardem

Para Alicia, sua personagem estava à frente do seu tempo. Desde os livros de História, a infanta, que acabou herdando o trono de Zamora, era descrita como uma mulher livre e independente. Na série, ela se mostra obstinada, e luta pelas mulheres que a cercam.

Ela [Urraca] lutou pelos direitos das mulheres. Ela era a primogênita, então queria herdar o trono. Ela não conseguia entender o por quê não poderia ser rainha só por ser mulher. Ela claramente foi uma pioneira de seu tempo. Alicia Sanz

A primeira temporada de "El Cid" já está disponível completa no Amazon Prime Video. A megaprodução se beneficiou por ter sido rodada em outubro do ano passado, antes da pandemia. Ainda assim é bem provável que a série seja renovada para mais temporadas, dado o ponto em que a história termina.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'El Cid': série com Denver de 'La Casa' tem banhos de sangue e lutas épicas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade