Estudo: Mulheres dirigiram número recorde de filmes de Hollywood em 2020
Mulheres dirigiram 16 dos 100 filmes de maior bilheteria de 2020 nos EUA, indicou um estudo da Universidade de San Diego repercutido hoje pela Variety.
A porcentagem é a maior já registrada pelo estudo, que é lançado anualmente há mais de duas décadas. Em 2019, mulheres dirigiram 12% dos filmes mais lucrativos do ano, e em 2018 foram só 4%.
Um 2021 ainda melhor?
Os coordenadores do estudo na Universidade de San Diego apontaram que o resultado foi conseguido mesmo com o adiamento de vários títulos importantes que serão dirigidos por mulheres, como "Os Eternos" (de Chloé Zhao) e "Viúva Negra" (de Cate Shortland"), para 2021.
Além da direção
Apesar do crescimento da participação de mulheres como diretoras em Hollywood, outras áreas dos bastidores não viram a mesma melhoria. As mulheres foram 28% das produtoras, 21% das produtoras executivas, 18% das editoras, 12% das roteiristas e 3% das diretoras de fotografia nos filmes americanos de 2020.
A maioria desses índices se manteve inalterado desde o ano passado, mas número de roteiristas mulheres teve uma piora especialmente notável, caindo 8% de 2019 para 2020. Já o número de editoras caiu 5%.
A boa notícia é que tivemos dois anos consecutivos de aumento no número de mulheres que dirigem. Isso quebra um padrão histórico em que os números cresciam em um ano, e caíam no ano seguinte. A má notícia é que 80% dos filmes mais lucrativos do país não tiveram nenhuma mulher em posição de liderança."
Dra. Martha Lauzen, coordenadora do estudo na Universidade de San Diego
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.