Silêncio! O jovem está descobrindo a importância do Supla na cultura pop BR
Eduardo Smith de Vasconcelos Suplicy, o Supla! Ou o namorado da Nina Hagen. Ou o Papito. Ou o Charada Brasileiro. Ou o Parça da Erva. Ou o cara que gravou um clipe muito louco em Cubatão. Tudo depende da fase em que você conheceu esse ícone da cultura pop brasileira.
Mas o ano é 2021 e tem gente que ainda está descobrindo o Supla. E até que dá para perdoar. Algumas dessas pessoas nem tinham nascido quando ele voltou para o Brasil e foi direto para a "Casa dos Artistas", em 2001. Jovens, vocês precisam conhecer todas as facetas de Supla.
E a gente vai te ajudar.
Vamos começar pelo básico...
Supla é filho do Eduardo Suplicy, vereador de São Paulo pelo PT. E também da ex-senadora Marta Suplicy, que foi também prefeita de São Paulo. Mas isso é óbvio, todo o mundo já sabia.
Bem, parece que não.
O rolê dele vai além da música e política. O Supla já fez cinema e TV.
No primeiro Rock in Rio da história, em 1985, Supla foi responsável por um dos bafões fora dos palcos. Ele teve um lance com a alemã Nina Hagen. Daí nasceu o clássico "Garota de Berlim". Nosso Billy Idol brasileiro tocou no festival pela primeira vez na edição seguinte, em 1991, e em várias outras.
C'mon kids!
Supla vive misturando inglês e português, mas isso tem explicação. Ele morou seis anos nos Estados Unidos quando era criança e foi alfabetizado em inglês, antes do português. Depois, nos anos 1990, Supla morou mais uns anos em NY. E quando voltou ao Brasil virou um fenômeno: de novo.
Pode acreditar. O Marcos Mion foi um dos caras que deixou o Supla MUITO popular no comecinho dos anos 2000. E, calma, isso não tem nada a ver com a Fazendola.
Ele apresentava o "Piores Clipes do Mundo", da MTV, e zoava demais os clipes do Papito. O preferido era "Green Hair", do refrão "japa japa girl". Em vez de se incomodar, Supla até participou do programa.
Depois veio a "Casa dos Artistas", no SBT. Era a primeira vez que o Brasil assistia a um reality show e Sílvio Santos acertou demais ao convidar Supla para o elenco. A simpatia do bad boy conquistou o público e nascia ali o primeiro casal de reality: Supla e Bárbara Paz. A união deu a vitória a ela.
Na mesma época, Supla lançou o disco "O Charada Brasileiro". O CD era vendido em banca de jornal por R$ 9,90 e vinha com um pôster. As primeiras 30 mil cópias esgotaram e a gravadora teve que disponibilizar mais 250 mil cópias e passar a vender também em lojas. Sucesso total!
Depois do "Piores Clipes" e da "Casa dos Artistas", a lista dos rolês aleatórios do Supla (e das zoeiras) só foi crescendo...
Como Supla segue tão jovem aos 54 anos? Ele é esportista! Na adolescência, chegou a lutar boxe profissionalmente, um talento herdado do pai. O Papito também surfa. Para quem duvidou, ele até divulgou umas fotos dele pegando onda.
Do Natal até agora, Supla já ganhou mais de 58 mil seguidores no Instagram. É lá que ele está apostando na divulgação do seu disco novo, "SuplaEgo", e respondendo várias perguntas aleatórias nos Stories. A galera tá feliz de interagir com o cantor.