Por que 'Hamilton' não pode concorrer ao Oscar?
De Splash, em São Paulo
09/01/2021 04h00
"Hamilton" já nasceu fenômeno quando estreou na Broadway em 2015. Naquele ano, dominou os prêmios Tony, honra máxima do teatro norte-americano, e em 2020, chegou com gravação profissional ao catálogo do Disney+. Forte concorrente ao Oscar? Errado!
Saiba o porquê.
Investimento
A Disney desembolsou U$ 75 milhões, cerca de R$ 404 milhões, para poder distribuir as filmagens oficiais de "Hamilton". O plano inicial era lançá-la no cinema, mas, com a pandemia, o musical acabou indo para Disney+ e se tornou um dos conteúdos mais assistidos do serviço de streaming.
Teatro no Oscar
Não seria a primeira vez que uma peça filmada apareceria na maior premiação do cinema. "Otelo" (1965), "Give 'Em Hell, Harry" (1974) e "O Homem na Caixa de Vidro" (1975) renderam indicações aos atores envolvidos. Não existe nenhuma regra específica impedindo isso no regulamento.
Documentário?
A regra mais possível de se aplicar no caso de "Hamilton" se refere a documentários e foi implementada em 1997. "Obras que sejam essencialmente promocionais ou instrutivas ou registros sem edição de performances não são elegíveis".
Mas "Hamilton" não é um documentário - apesar de fazer uma releitura da trajetória de um dos fundadores dos Estados Unidos.
Então por que barraram?
O The Hollywood Reporter buscou a Academia do Oscar que confirmou a inelegibilidade de "Hamilton" à premiação deste ano. Como justificativa, os membros citaram a Seção G da Regra Dois da 93ª edição do Oscar, que diz:
Até novo aviso e somente nesta edição do Oscar, filmes disponíveis em serviços de streaming estarão qualificados para concorrer ao prêmio. O comitê de regras da Academia vai avaliar todas as questões envolvendo regras e elegibilidade.
O problema: a primeira parte da regra, em tese, faria do musical de Lin-Manuel Miranda elegível, sim, ao Oscar. Só que os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood se apegaram à segunda parte ("o comitê vai avaliar todas as questões") e negaram. Sem maiores explicações.
Outras premiações
Apesar de ser inelegível ao Oscar, "Hamilton" ainda poderá concorrer a outros prêmios. O The Hollywood Reporter confirmou que ele pode aparecer entre os indicados do Globo de Ouro na categoria de melhor filme de comédia ou musical, assim como o elenco nas categorias de atuação.
SAG Awards
No prêmio do Sindicato dos Atores, "Hamilton" foi categorizado como um filme para TV, portanto pode concorrer nas categorias destinadas a minisséries. Sem separação entre protagonistas e coadjuvantes, o elenco inteiro pode tentar uma vaga em melhor ator ou atriz.