Topo

Por que 'Hamilton' não pode concorrer ao Oscar?

Cena do musical 'Hamilton'
Cena do musical 'Hamilton'
Divulgação

De Splash, em São Paulo

09/01/2021 04h00

"Hamilton" já nasceu fenômeno quando estreou na Broadway em 2015. Naquele ano, dominou os prêmios Tony, honra máxima do teatro norte-americano, e em 2020, chegou com gravação profissional ao catálogo do Disney+. Forte concorrente ao Oscar? Errado!

Saiba o porquê.

Continua depois da publicidade

Investimento

A Disney desembolsou U$ 75 milhões, cerca de R$ 404 milhões, para poder distribuir as filmagens oficiais de "Hamilton". O plano inicial era lançá-la no cinema, mas, com a pandemia, o musical acabou indo para Disney+ e se tornou um dos conteúdos mais assistidos do serviço de streaming.

Teatro no Oscar

Não seria a primeira vez que uma peça filmada apareceria na maior premiação do cinema. "Otelo" (1965), "Give 'Em Hell, Harry" (1974) e "O Homem na Caixa de Vidro" (1975) renderam indicações aos atores envolvidos. Não existe nenhuma regra específica impedindo isso no regulamento.

Documentário?

A regra mais possível de se aplicar no caso de "Hamilton" se refere a documentários e foi implementada em 1997. "Obras que sejam essencialmente promocionais ou instrutivas ou registros sem edição de performances não são elegíveis".

Mas "Hamilton" não é um documentário - apesar de fazer uma releitura da trajetória de um dos fundadores dos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

Então por que barraram?

O The Hollywood Reporter buscou a Academia do Oscar que confirmou a inelegibilidade de "Hamilton" à premiação deste ano. Como justificativa, os membros citaram a Seção G da Regra Dois da 93ª edição do Oscar, que diz:

Até novo aviso e somente nesta edição do Oscar, filmes disponíveis em serviços de streaming estarão qualificados para concorrer ao prêmio. O comitê de regras da Academia vai avaliar todas as questões envolvendo regras e elegibilidade.

O problema: a primeira parte da regra, em tese, faria do musical de Lin-Manuel Miranda elegível, sim, ao Oscar. Só que os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood se apegaram à segunda parte ("o comitê vai avaliar todas as questões") e negaram. Sem maiores explicações.

lin - AFP Photo/Getty Images/STR - AFP Photo/Getty Images/STR
O ator e compositor Lin-Manuel Miranda em cena do musical "Hamilton"
Imagem: AFP Photo/Getty Images/STR

Outras premiações

Apesar de ser inelegível ao Oscar, "Hamilton" ainda poderá concorrer a outros prêmios. O The Hollywood Reporter confirmou que ele pode aparecer entre os indicados do Globo de Ouro na categoria de melhor filme de comédia ou musical, assim como o elenco nas categorias de atuação.

Continua depois da publicidade

SAG Awards

No prêmio do Sindicato dos Atores, "Hamilton" foi categorizado como um filme para TV, portanto pode concorrer nas categorias destinadas a minisséries. Sem separação entre protagonistas e coadjuvantes, o elenco inteiro pode tentar uma vaga em melhor ator ou atriz.