65 horas ao vivo e relógio como salário: José Raimundo é o repórter-raiz
De Splash, em São Paulo
11/01/2021 04h00
José Raimundo Oliveira tem muita história pra contar. O repórter passou nada menos do que 31 anos na TV Bahia, afiliada da Globo no estado, e anunciou seu desligamento da emissora na última semana, após quase um ano em esquema de home office pela pandemia.
Paixão pela informação
Apesar da formação em sociologia, Zé Raimundo já atuava como jornalista em uma rádio e depois, em 1978, na TV Itapoan, emissora da Rede Tupi. Com a empresa à beira da falência, ele não recebia salário, mas trabalhava pelo amor ao jornalismo.
No fim do mês, eu recebia um relógio ou um produto qualquer que o departamento comercial conseguia no sistema de permuta. Minha sorte é que eu não dependia desse trabalho na televisão. Mas eu fazia por amor, sempre gostei muito de ser repórter.
Zé Raimundo, ao 'Memória Globo'
Baiano sim senhor
Ao longo da carreira, Zé Raimundo sempre fez questão de desbravar as melhores histórias do Nordeste, especialmente de sua terra natal, a Bahia. Suas reportagens no Jornal Nacional e no Globo Repórter apresentaram as belezas e desafios da região.
Sou sertanejo e me identifico muito com essa região. Desculpem a falta de modéstia, mas conheço o Vale do Rio São Francisco quase como a palma da minha mão. A área territorial da Bahia é do tamanho da França. É um caldeirão de pautas que nos ajuda muito a descobrir e contar boas histórias
Prêmio internacional
O reconhecimento não ficou só no nosso país. Em 1994, ao lado de Marcelo Rezende, recebeu o diploma de honra ao mérito do Festival de Filme e Televisão de Nova York pela reportagem "Trabalho do Menor", sobre trabalho infantil.
Dedicação total
Em 1995, durante a cobertura da caçada ao sequestrador Leonardo Pareja, em Salvador, Zé Raimundo passou 65 horas seguidas de olho em cada passo do caso, entrando ao vivo no "Domingão do Faustão" e no "Fantástico".
Versão família
No Instagram, Zé Raimundo adora compartilhar cliques de suas viagens, mas o que enche mesmo seu coração é o tempo pertinho da família. Ele sempre mostra momentos de intimidade com a mulher, Márcia, junto dele há 28 anos, e o filho, Pedro.
Falando no filhão...
Zé Raimundo produziu um galã! Pedro Machado arranca suspiros dos mais de 2 mil seguidores com suas fotos ao redor do mundo, sempre surfando e curtindo a vida.
Já deixou saudade!
Zé Raimundo coleciona momentos inesquecíveis numa carreira de mais de três décadas e já imprimiu sua marca no jornalismo brasileiro. Pelas redes sociais, ao contar a notícia do fim do contrato, ele garantiu que essa história não acaba por aqui.
O horizonte é indefinido por enquanto. E desafiador. E? hora de pensar e avaliar. E daqui a pouco pegar a estrada novamente. Aliás, novas estradas pela frente. E ainda muita história pra contar.