Tato, de A Viagem, está longe da TV e aguarda decisão sobre direitos
Muitos podem não reconhecer, outros não lembrar, mas Felipe Martins, hoje com 60 anos, fez sucesso na década de 90 com a novela "A Viagem". A trama voltou a ser reprisada pelo Viva em dezembro de 2020.
Felipe vive uma vida diferente, atualmente. Está longe da TV, morando em Teresópolis (RJ) há 10 anos com seus dois cães. Novela nem faz tanto parte da sua rotina, mais focado em séries policias, programas sobre animais ou fazendo esculturas.
Mas ele ainda segue ligado à novela. Fala com carinho sobre a honra de ter trabalhado com Antônio Fagundes, seu pai na trama. Hoje, aguarda uma decisão sobre direitos conexos da obra, uma briga da categoria artística em geral.
"Não está no momento na Justiça, nenhum órgão cuida disso, eu acho. Existe a Interartis que cuida de direitos quando vendidos para o exterior."
A Interartis tem como presidente a atriz Glória Pires. A organização é uma associação de gestão coletiva do setor audiovisual formada por artistas brasileiros que atuam como intérpretes de televisão, vídeo ou cinema.
A busca por qualidade de vida levou o ator para a região serrana. Além de atuar, há décadas Felipe dá aulas de teatro para jovens que querem seguir os seus passos, no entanto, a pandemia acabou afetando o lado profissional, mas ele vê com otimismo: "vai passar e nós precisamos estar fortes pra isso"
Depois da Globo
Com uma extensa carreira no teatro, TV e cinema, Felipe Martins trocou de emissora em 2006. Ficou nove anos na RecordTV.
O ator também possui um trabalho no canal Esses Caras Velhos, que faz na companhia dos amigos Felipe Camargo, Edgard Amorim, Stepan Nercessian, Roney Villela e Roberto Pirillo.
Ano passado, o ator teve de encarar uma diverticulite, mas o problema de saúde está sob controle, assim como o sonambulismo.
E a novela?
Quando fala sobre a novela, Felipe tem um carinho especial pelo sucesso de "A Viagem".
"Eu acho maravilhoso essa questão do espiritismo que a novela expôs, acho uma religião muito inteligente. Eu tenho todas as religiões, eu respeito muito o que as pessoas acreditam".