Adeus, Danielle Rousseau: entenda a importância de Mira Furlan em 'Lost'
De Splash, em São Paulo
22/01/2021 14h00
O mundo se despediu hoje de Mira Furlan, atriz croata que morreu na quarta-feira (20) aos 65 anos. Os eternos fãs de "Lost" ficam órfãos, já que Mira foi Danielle Rousseau na série exibida entre 2004 e 2010, um marco na televisão! A estranha e solitária cientista teve importância ímpar na trama.
Danielle Rousseau é uma cientista francesa que naufragou na ilha 16 anos antes da queda do vôo 815. O primeiro a encontrá-la é Sayid (Naveen Andrews). É ela quem conta para ele que os "Outros" existem. E são essas pessoas que vivem na ilha que roubaram sua filha, Alexandra, com uma semana de vida.
Como ela chegou lá?
Rousseau seguia em uma expedição científica pelo oceano Pacífico com mais cinco pessoas, entre elas seu marido, Robert, que nunca apareceu na série. Eles naufragaram em 1988 e uma doença misteriosa afetou toda a tripulação, e por isso ela os matou. Grávida, ela deu à luz sozinha.
Curiosidade
O nome da personagem de Mira Furlan foi inspirado no filósofo e romancista Jean-Jacques Rousseau, considerado o representante mais radical do Iluminismo. É ele quem pregava o pensamento de "liberdade, igualdade e fraternidade", que mais tarde virou o lema da Revolução Francesa.
Primeira aparição
Rousseau aparece pela primeira vez em "Solitary", na primeira temporada. Sayid segue um cabo de eletricidade e descobre o esconderijo da cientista. Ela tem um guia para as vítimas do acidente aéreo: o mapa da ilha!
Para alguns, esse é considerado um dos melhores episódios da série.
O jogo vira
Muito acostumada com as armadilhas da ilha após 16 anos vivendo por lá, é Rousseau que mais tarde captura Ben Linus (Michael Emerson), um dos líderes dos "Outros". Ela, que de início causa desconfiança nas vítimas do acidente aéreo (o núcleo principal da série), acaba se juntando a eles.