'Visionária': quem foi Sophie, produtora que trabalhou com Madonna
Morreu ontem (30) a produtora, cantora e DJ Sophie, aos 34 anos.
Sophie Xeon nasceu na Escócia, ganhou fama na música eletrônica e foi definida por colegas como "referência" e "visionária". Foi a primeira artista transexual a ser indicada ao Grammy.
Chris, cantora
Sophie morreu por volta das 4h de ontem em Atenas, capital da Grécia. Segundo informações da sua assessoria, ela escalou um lugar alto para tentar ver a lua, escorregou e caiu. Não há informações sobre o local onde a artista estava.
Seu projeto de estreia, "Nothing More To Say", saiu em 2013.O single chamou a atenção da crítica pela originalidade e pela ousadia de Sophie. Além disso, ele abriu portas para uma carreira internacional.
Seu trabalho de maior notoriedade foi o álbum "Oil of Every Pearl's Un-Insides", que concorreu ao Grammy em 2019 na categoria de melhor álbum de dance/eletrônica.
Nas plataformas digitais, seus números são expressivos. Ela tem uma média de 400 mil ouvintes mensais no Spotify e seu canal no YouTube conta com um total de 8 milhões de visualizações.
Transgênero
Sophie era uma mulher transexual e ativista LGBTQ+. Pouco ativa nas redes sociais, seu único post no Instagram é em favor da causa das mulheres transexuais na arte.
Em entrevista para revista Paper, a artista comentou sobre o que é ser uma pessoa transsexual.
Sophie
Parceria com Madonna
Como produtora, Sophie trabalhou com diversos artistas, como Charli XCX, Vince Staples, além da parceria da rapper Nicki Minaj e Madonna em "Bitch, I'm Madonna", lançado em 2015 e produzido por Sophie.
Seu foco, além da música eletrônica, estava no pop e no rap.
Sobre sua arte, em entrevista à VICE a artista disse que sua missão era oferecer espaços seguros.
Sophie
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.