'A Escavação' tem atriz de 35 vivendo mulher de 56; entenda as críticas
De Splash, em São Paulo
03/02/2021 09h46
"A Escavação", filme lançado pela Netflix no último dia 29, conta a história real de uma mulher que topou com achados arqueológicos importantes em sua propriedade, logo no início da 2ª Guerra. O problema: Edith Pretty tinha 56 quando isso aconteceu, e sua intérprete, Carey Mulligan, tem 35.
Apesar dos elogios que o filme recebeu da crítica, a escalação de Mulligan não caiu bem com alguns grupos. A ONG Behind the Woman, que atua em questões tocantes a mulheres mais velhas no Reino Unido, se pronunciou sobre o assunto.
A ONG Behind the Woman se pronunciou sobre 'A Escavação'
Muitas críticas ao filme também citaram que Mulligan só foi escalada para o papel em 2019, após a desistência de Nicole Kidman — que, aos 53 anos, seria uma escolha mais apropriada para o papel de Edith Pretty.
Quem também falou sobre o assunto no Twitter foi a atriz Beatie Edney, de 58 anos, conhecida pelo papel em "Poldark". Ela apontou que mulheres acima dos 40 anos são raramente protagonistas no cinema.
Beatie Edney sobre polêmica com 'A Escavação'
Edney recebeu ainda uma resposta de uma seguidora, apontando que muitas mulheres mais velhas, como Judi Dench, Maggie Smith, Diane Keaton e Meryl Streep, aparecem frequentemente na tela grande. Mas a atriz tinha uma resposta na ponta da língua.
Beatie Edney rebate seguidora