Topo

Família busca por atriz e modelo de 25 anos desaparecida há oito dias no RJ

Família e amigos não conseguem contato com Lohany Façanha Martins - Reprodução
Família e amigos não conseguem contato com Lohany Façanha Martins Imagem: Reprodução

Abinoan Santiago

Colaboração para o UOL, em Florianópolis

10/02/2021 19h21

A atriz e modelo Lohany Façanha Martins, de 25 anos, está desaparecida desde 2 de fevereiro, no Rio de Janeiro. A família diz que tenta contato com a jovem, mas o celular não chama nem recebe mensagens de texto. O caso foi registrado na Polícia Civil.

A artista é natural de Macapá e está no Rio de Janeiro desde 2019. Ela retornou ao Amapá em março por causa da pandemia do novo coronavírus, mas voltou para o Rio em outubro. A jovem concretizava o sonho de se tornar atriz, já tendo feito alguns papéis em peças de teatro.

Segundo a família, Lohany trabalhava atualmente em uma agência de modelo, além de participar como voluntária em uma ONG que cuida de crianças carentes em favelas do Rio de Janeiro. Ela não compareceu nos lugares desde 2 de fevereiro, mesmo com agenda prevista.

Os parentes dizem que Lohany mora com uma amiga em um apartamento no bairro de Botafogo. A companheira de aluguel também estaria sem informações do paradeiro da jovem.

No dia do desaparecimento, a atriz teria falado por videochamada com o ex-marido — que vive em Macapá — quando conversou com a filha, de 5 anos.

"Ela sempre ligava para a gente, todo dia, para manter o contato. A Lohany trabalhava em uma agência que foi aprovada e atuava em uma ONG. Todo mundo de lá está atrás dela. O celular não recebe ligações, nem olha mais nas redes sociais que sempre mantinha atualizadas", disse a mãe, a enfermeira Márcia Araújo, de 44 anos. Lohany tem uma conta no Instagram com mais de 30 mil seguidores.

A atriz enfrentou recentes problemas de saúde psicológica, segundo a família. Os parentes dizem que a atriz conseguiu superar a questão, o que torna o sumiço algo inexplicável em razão do momento feliz que a jovem vivia.

"Não sei o que aconteceu, se alguém fez algo com ela ou até mesmo se decidiu se enclausurar em algum lugar", conclui a mãe.

Procurada pelo UOL, a Polícia Civil ainda não se manifestou sobre o caso.