'Xerecard' é um hino feminista? 'Eu quero cantar liberdade', diz MC Danny
De Splash, em São Paulo
13/02/2021 04h00
Lá no camarote eu tô bebendo à vontade / Traz a maquininha que eu hoje eu passo o Xerecard
Esse é um trecho de "Xerecard", cantada pela MC Danny em parceria com Jeff Costa. A música viralizou no TikTok e, graças ao sucesso na plataforma, migrou e chegou ao top 50 do Spotify.
Splash bateu um papo com a cantora, que ainda está surpresa com o sucesso. Isso porque a música foi composta por ela no primeiro semestre de 2020 (parece outra vida, né?) —mas só foi cair nas graças da internet agora.
MC Danny
Quem tira um tempinho para prestar atenção na letra, percebe que ela não dá margem para dúvidas:
A música narra a história de homem que tem dinheiro e paga a bebida para uma mulher. Ela, ciente da situação, troca o "mimo" por sexo.
MC Danny
Não é só discurso
No começo do papo, pedi para a cantora se apresentar para você, caro leitor:
A cantora diz que se vê, sim, como uma artista de luta, e que suas características têm que ser realçadas por conta da sua relevância.
Danny, que é lésbica, canta desde os 12 anos anos. Hoje com 23, ela conta que começou compondo o que chama de "músicas conscientes", falando sobre o cotidiano na periferia da Zona Leste de São Paulo, onde nasceu e mora até hoje.
Porém, antes dessa "grito de liberdade", ela diz que tinha vergonha de subir no palco e cantar músicas com palavrões ou com indicação de atos sex.... ah, vamos para o português claro. MC Danny tinha vergonha de cantar putaria.
Mas as coisas vêm mudando no cenário do funk paulista. Antes, o que era muito restrito aos homens, vem tendo que abrir espaços para mulheres com posições e opiniões fortes. Danny diz que ela e outras cantoras, como a MC Dricka, podem ser vir de espelho para uma nova geração.
MC Danny
Começando 2021 com o pé direito, a cantora já almeja realizar um sonho: fazer um feat. com Ludmilla. Será que vem aí?