Teresa Cristina: 'O papel da mulher no samba é importantíssimo'
Teresa Cristina, a sambista rainha das lives, é a convidada de hoje no "Roda Viva", da TV Cultura. E falou sobre a figura feminina no samba: "O papel da mulher no samba, das pastoras, é importantíssimo".
"Pastora" é o nome que se dá às mulheres cantoras no Samba. Teresa lamentou o fato de que a história delas não é muito bem documentada.
"Eu já soube em livros que a Tia Ciata improvisava, que tocava prato e faca, já ouvi dizer que tocava cavaquinho. Será que não incentivou outras mulheres a compor e tocar instrumentos? Essas históricas foram apagadas, assim como a voz dela, que não temos [registro] até hoje."
Questionada sobre as letras machistas de alguns sambas, Teresa Cristina ressaltou que as canções foram escritas em outra época, em que frases e ideias misóginas eram aceitas. Mas disse que evita cantá-las:
Tem gente que fala 'ai, hoje não pode fazer piada com nada. Pode sim, só não pode fazer onde dói nas pessoas. Naquela época, não que não doesse, doía, mas ninguém ouvia porque preferia achar graça.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.