O que você precisa lembrar para assistir a 'Um Príncipe em Nova York 2'
De Splash, em São Paulo
04/03/2021 04h00
Mais de 30 anos se passaram e "Um Príncipe em Nova York" ganhou uma sequência. Eddie Murphy e Arsenio Hall estão de volta para a parte dois do filme que marcou época, encantou gerações e até hoje, vira e mexe, está rolando na "Sessão da Tarde".
O filme chega amanhã (5) ao Amazon Prime Video.
Se você tem memória fraca, já não se lembra de tudo o que rolou no filme original ou nem chegou assisti-lo, vamos te dar uma mãozinha e fazer uma recapitulação para você não ficar boiando na hora de assistir à segunda parte.
Obviamente, esse texto tem uma dose grande de spoilers. Se você estiver com tempo, corre para a Netflix que "Um Príncipe em Nova York" —o original— está por lá.
Do que se trata
Vamos começar pelo começo, como diria o sábio. "Um Príncipe em Nova York" fala sobre o príncipe Akeem Joffer (Eddie Murphy), que foge de um casamento arranjado na sua terra natal, Zamunda, para procurar um amor no estrangeiro. Mais precisamente em Nova York.
Ele vai para os EUA acompanhado do seu melhor amigo, Semmi. Lá, o príncipe se despe dos luxos e decide viver uma vida de plebeu. Tudo para conhecer a futura princesa na simplicidade.
McDowell's
Akeem passa a morar num muquifo no bairro do Queens e arruma um emprego de limpeza na lanchonete de Cleo McDowell (John Amos), McDowell's.
Ele se apaixona pela filha do dono, Lisa (Shari Headley). Os dois vivem uma espécie de "amor proibido", já que o príncipe tem um casamento marcado.
Junto com uma barbearia de bairro, a lanchonete é parte central do filme e faz clara referência a uma outra rede de fast food, que também começa Mc e tem um logo com a letra M em amarelo. Aposto que você nem imagina de quem estamos falando.
Um ator, vários personagens
Eddie Murphy e Arsenio Hall são duas pessoas, mas em "Um Príncipe em Nova York" eles se multiplicam por várias. Cada um deles interpreta quatro personagens. Só na barbearia do Queens, Eddie interpreta dois personagens e Arsenio um.
Isso mesmo. Eles se dividem e, inclusive, aparecem no mesmo espaço e tempo durante o filme. Uma coisa que só gênios podem fazer —e bem antes de Ruth e Raquel, interpretadas por Gloria Pires em "Mulheres de Areia".
Grandes participações
Pode até ter passado despercebido, mas "Um Príncipe em Nova York" contou com um elenco recheado de estrelas. Algumas delas já consagradas à época, outras se tornaram referências em Hollywood anos depois.
Tivemos Samuel L. Jackson, James Earl Jones e Cuba Gooding Jr. como algumas das participações.