Você acredita que Caco Barcellos quase foi engenheiro civil?
De Splash, em São Paulo
15/03/2021 04h00
Caco Barcellos é um dos grandes nomes do jornalismo televisivo. Quando se pensa em reportagem investigativa, a imagem do apresentador logo vem à mente. Afinal, já são 39 anos na Globo e ele está desde 2006 à frente do "Profissão Repórter".
Mas o que nem todo mundo imagina é que Caco QUASE virou engenheiro civil!
Que bom que mudou de ideia...
Caco, nascido em Porto Alegre, cursou por dois anos matemática para tentar se tornar um engenheiro civil. Mas não chegou a concluir o curso. A indecisão de todo jovem, né?
Dois anos depois, migrou para o jornalismo e se formou pela PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).
Apaixonado por ser repórter, Caco esteve à frente de grandes coberturas como o massacre do Carandiru, em 1992, e conseguiu encontrar ossadas humanas que foram identificadas como vítimas da repressão, consideradas "desaparecidas" durante a Ditadura Militar.
Silêncio, Caco está atento à apuração!
Espírito aventureiro
Mas antes de todo esse destaque no jornalismo, Caco passou cinco anos viajando pelo mundo após terminar a graduação em jornalismo. Morando em Nova York, em 1979, viu pela televisão grupos que lutavam contra a ditadura na Nicarágua.
Com a vontade de contar essa história pulsando, o jovem embarcou em um avião. Mas ao chegar no país, ele foi preso por rebeldes por causa dos seus trajes (roupas americanas e gravador), que pareciam de um espião. Foi aí que nasceu seu primeiro livro, "A Revolução das Crianças".
Com uma série de furos de reportagem, Caco estreou o 'Profissão Repórter' em 2006.
Caco Barcellos, em entrevista para o Memória Globo
Um homem feliz com sua profissão
Apaixonado pelo que faz
Em uma entrevista ao extinto programa "Estrelas", Caco revelou que já recebeu outras propostas de emprego, com salário maior que o pago pela Globo, para deixar o jornalismo, mas recusou. Ele, aliás, disse que será "repórter até o fim".