Viola Davis é a atriz negra mais indicada ao Oscar; número ainda é baixo
A atriz Viola Davis entrou para a história do cinema ao se tornar a atriz negra mais indicada ao Oscar, a maior premiação do setor.
Com o nome na lista de concorrentes de Melhor Atriz com o papel de Ma Rainey em "A Voz Suprema dos Blues", ela recebeu a quarta indicação geral da carreira na premiação — se isolando no posto, antes disputado com a amiga Octavia Spencer, com três indicações.
Viola ainda quebrou o próprio recorde: ela é a única mulher negra que recebeu duas indicações para Melhor Atriz.
Em 2012, ela concorreu na mesma categoria com "Histórias Cruzadas". Viola já venceu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 2017 com "Fences".
Apesar dos recordes, a quebra traz reflexões para o baixo número de atrizes negras indicadas e vencedoras, uma nítida expressão do racismo.
Viola superou a própria marca em "Melhor Atriz" com o número de duas indicações apenas.
A última mulher negra a vencer nesta categoria foi em 2002 com Halley Berry. E foi a única também na história de 93 anos da premiação.
Em comparação, Meryl Streep, que é branca, já recebeu 21 indicações na mesma categoria — esta que foi vencida apenas uma vez por uma mulher negra.
"Se eu, voltando ao Oscar quatro vezes em 2021, me tornar a atriz negra mais indicada da história, isso é uma prova da absoluta falta de material disponível para artistas negros", disse Viola à Variety.
Viola comemorou a indicação nas redes sociais. "Absolutamente emocionada! Parabéns a todos da equipe. Merecemos", escreveu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.