Netflix doa R$ 3 mi a fundo de amparo a profissionais do audiovisual negro
A Netflix anunciou hoje (16) a doação de R$ 3 milhões ao Fundo de Amparo aos Profissionais do Audiovisual Negro, o FAPAN. A ação é uma forma de apoio a profissionais e organizações do setor.
De acordo com o serviço de streaming, a iniciativa beneficiará 875 profissionais autônomos e 275 representantes legais de empresas vocacionais. Inscrições serão abertas a partir de 21 de março - Dia Internacional contra a Discriminação Racial.
"A iniciativa faz parte de um fundo de 150 milhões de dólares da empresa, que foi administrado em mais de 20 países, criado para apoiar aqueles em maior dificuldade no setor de produção audiovisual em países onde a Netflix tem uma grande base de produção", informou em comunicado.
Sócio-diretor da Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro, Rodrigo Antonio destacou a importância da iniciativa de fomento à produção de histórias contadas por profissionais negros.
"Como realizador preto e amazônico, reconheço essa responsabilidade de não só consumir, mas produzir conhecimento, em forma de arte. Ao fortalecermos as narrativas negras, passamos de personagens marcados por estereótipos a protagonistas das nossas próprias histórias. Cinema negro não é, nem deve ser tratado como um gênero. É uma revolução".
Antonio ainda ressalta a importância das produtoras independentes e de fundos como o FAPAN:
Esses produtores encabeçam as chamadas empresas vocacionadas, dedicadas à produção de conteúdo identitário. Entendem a necessidade de uma transformação na cadeia de produção, que passa desde a criação das nossas narrativas até o acesso e inserção dessas histórias nas mais diferentes telas, para que elas possam circular e dialogar com seus espectadores.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.