Topo

Caetano lembra a primeira vez que ouviu Elis Regina: 'Um gênio musical'

Caetano Veloso e Elis Regina - Reprodução/Instagram
Caetano Veloso e Elis Regina Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, em São Paulo

17/03/2021 12h20

Caetano Veloso usou seu Instagram para fazer uma homeagem a amiga, Elis Regina, que hoje, completaria 76 anos de idade, se estivesse viva. O cantor contou como foi a primeira vez que ouviu Elis, quando ainda vivia em Salvador, e de cara passou a admirar o trabalho da cantora.

"Hoje, se viva, @ElisRegina completaria 76 anos. Ouvi Elis pela primeira vez vendo-a na televisão. Foi em Salvador e nós, os baianos que chegaram ao eixão na esteira de Bethânia no Opinião, já tínhamos um esboço de visão da música popular numa perspectiva brasileira. Tive reação semelhante à que muitos tiveram: finalmente uma cantora moderna, em pleno domínio de seus recusos, aparecia na cena profissional e já embalada para alcançar massas de ouvintes. Era indubitavelmente um largo passo dado. Éramos todos, Elis e nós, esforços de criação dentro do universo exigente que foi o imediato pós-bossa nova", escreveu ele.

Além da identificação imediata, Caetano também falou sobre a genialidade da cantora e toda sua competência como artista.

"Elis era um gênio musical. Uma grande cantora, como cantora era um músico, ela tinha consciência das harmonias, domínio dos ritmos, sabia jogar e controlava a afinação como uma grande desenvoltura. Era uma grande artista da música", descreveu ele.

Elis morreu em 1982, vitima de uma overdose, deixando três filhos, João Marcello, que se tornou produtor musical, e Pedro Mariano e Maria Rita, que se tornaram cantores, assim como a mãe.