Um guia para assistir ao kdrama, as séries coreanas que estão bombando
Manu Gerino, 36, e Amanda Erreiro, 25, donas dos canais de YouTube Coreanismo e Popirama, especializados em kdrama, viram o número de inscritos bombar no último ano, com aumento de mais 50%. Segundo elas, os espectadores vão desde adolescentes interessados em cultura pop a pessoas idosas.
O Coreanismo, por Manu:
E o Popirama, por Amanda:
O interesse pelo assunto, acreditam as duas, que não têm ascendência coreana, cresceu em razão da procura por conteúdos diferentes na pandemia. Outro fator que contribuiu foi a disponibilização, na Netflix, de dezenas de títulos do gênero nos últimos tempos.
Manu Gerino, do canal Coreanismo
Mas o que é kdrama?
A rigor, Kdrama (se diz "queidorama") é qualquer série produzida na Coreia do Sul. Muitas delas têm como tema romances complicados.
É comum, por exemplo, a historinha do jovem CEO de uma empresa familiar que se apaixona por uma menina sem grana.
Amanda Erreiro, do canal Popirama
Manu Gerino, do canal Coreanismo
Uma das características dos kdramas é que eles raramente têm mais de uma temporada. Cada série tem uma média de 16 episódios, com cerca de uma hora de duração cada. Uma vantagem para quem não é fã de acompanhar muitas temporadas de um mesmo programa.
Alguém aí falou 'Parasita'?
Entre os maiores astros do kdrama atualmente estão o ator Lee Min Ho, 33, considerado, além de um artista talentoso, o galã da Coreia do Sul, e a atriz Park So-Dam, 29, que atuou em "Parasita" (vencedor do Oscar de melhor filme em 2020). Ela é tida como um dos maiores nomes de sua geração.
A Netflix adicionou dezenas de séries do gênero a seu catálogo e oferece algumas produções originais, feitas sob encomenda. "Love Alarm 2", que estreou na última semana, alcançou o top 10 da plataforma no Brasil.
Por quais kdramas começar?
Com a ajuda de Amanda e Manu, listamos sete séries populares (disponíveis no Brasil) que servem como boa porta de entrada para os kdramas.
"Pousando no Amor" (Netflix)
A comédia romântica mostra o relacionamento entre o soldado norte-coreano Ri Jeong-hyuk (Hyun Bin) e a herdeira e empresária Yoon Se-ri (Son Ye-jin). Ri Jeong-hyuk se vê por acidente no país inimigo e é ajudada pelo militar.
"Tudo Bem Não Ser Normal" (Netflix)
Eleita uma das melhores séries internacionais pelo jornal "New York Times", mostra a relação de Moon Gang-tae (Kim Soo-hyun), cuidador em um hospital, que tem traumas do passado, e Ko Moon-young (Seo Ye-ji), autora de livros infantis com distúrbios psiquiátricos.
"Extraordinary You" (Viki)
O drama escolar mostra a aventura de Eun Dan-oh (Kim Hye-yoon), uma estudante colegial que descobre ser personagem de uma história em quadrinhos, assim como todos ao seu redor.
"Goblin" (Viki)
Kim Shin (Gong Yoo) é um goblin imortal que decide... Deixar de ser imortal. Em sua busca por uma noiva humana que possa acabar com sua vida, ele se envolve com a estudante Ji Eun-tak (Kim Go-eun).
"Beleza Verdadeira" (Viki)
Na comédia romântica, que fez bastante sucesso no Brasil, Im Ju-gyeong (Moon Ga-young) domina a arte da maquiagem e se torna popular, mas jamais aparece de cara limpa. Ela se apaixona por Lee Su-ho (Cha Eun-woo), o único a ver seu rosto "verdadeiro".
"The Penthouse: War in Life" (Kocowa)
O drama de mistério, ambientado em um condomínio de luxo em Gangnam, distrito rico de Seul, conta a história de uma família rica que passa a ter problemas quando uma jovem é encontrada morta em seu apartamento.
"Descendentes do Sol" (Loading)
Superpopular na Coreia, a série acompanha o romance do soldade Yoo Si-jin (Song Joong-ki) e da médica Kang Mo-yeon (Song Hye-kyo) em tempos de guerra em um país estrangeiro.