Morre Larry McMurtry, vencedor do Oscar por 'Brokeback Mountain', aos 84
O novelista e roteirista Larry McMurtry, que venceu um Oscar de melhor roteiro adaptado por seu trabalho em "O Segredo de Brokeback Mountain" (2005), morreu hoje aos 84 anos.
A notícia foi confirmada pelos representantes do escritor ao The Hollywood Reporter, sem citar a causa da morte.
McMurtry ganhou estatueta pelo script de "Brokeback Mountain" ao lado da amiga e colaboradora de longa data Diana Ossana. Os dois adaptaram um conto de 11 páginas de Annie Proulx, expandindo a história "a partir das linhas claramente sugeridas pela autora", disse ele na época.
O escritor texano já havia sido indicado outra vez ao Oscar, por adaptar para as telas o seu próprio livro "A Última Sessão de Cinema", em 1971. Naquela ocasião, McMultry dividiu a indicação com o diretor do longa, Peter Bogdanovich.
Um velho favorito de Hollywood, McMurtry viu muitas de suas obras literárias serem transformadas em filmes, com ou sem seu envolvimento. Clássicos como "O Indomado" (1963) e "Laços de Ternura" (1983) são baseados em seus livros, assim como a minissérie "Lonesome Dove" (1989).
McMurtry venceu um Pulitzer, um dos maiores prêmios da indústria literária, pelo livro que inspirou "Lonesome Dove", que acompanha dois ex-policiais que resolvem ajudar a transportar cabeças de gado do sul dos EUA até o estado de Montana.
Ele deixa ao menos um trabalho inédito: "Good Joe Bell", filme escrito por ele e Ossana sobre um pai de família (Mark Wahlberg) que parte em uma maratona pelos EUA a fim de arrecadar dinheiro para instituições anti-bullying após o seu filho, que é gay, sofrer discriminação na escola.
McMurtry deixa a mulher, Faye Kasey, com quem estava casado desde 2011, e o filho único, o cantor e compositor James McMurtry.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.