Como Guilherme Briggs se tornou a voz do Superman nas dublagens brasileiras
De Splash, em São Paulo
02/04/2021 04h00
Um dos grandes nomes da dublagem no Brasil, Guilherme Briggs tem uma carreira recheada de personagens inesquecíveis, como o Buzz Lightyear de "Toy Story", o Cosmo de "Padrinhos Mágicos" e o Ele de "As Meninas Superpoderosas".
Além, claro, do Superman, papel que reprisa na Liga da Justiça de Zack Snyder. O filme está disponível para aluguel no UOL Play até o dia 7.
Em entrevista durante uma live no Instagram de UOL Play, Briggs falou sobre a conexão com o personagem e como é ser a voz do herói há mais de 20 anos.
Segundo Briggs, o amor pelo personagem veio ainda criança, lendo histórias em quadrinhos —e só aumentou quando ele, então com 8 anos, assistiu nos cinemas a "Superman - O Filme", clássico estrelado por Cristopher Reeve.
Guilherme Briggs, ao UOL
Mesmo depois de começar a trabalhar como dublador, Briggs não imaginava dar voz ao herói. Mas seu primeiro trabalho com ele viria em 1997, em circunstâncias trágicas, após a morte de Alexandre Lippiani, ator e dublador que fazia a voz de Dean Cain na série "Lois & Clark".
Lippiani morreu em um acidente carro no Rio de Janeiro, em maio de 1997. Na época, ele estrelava a novela "Xica da Silva", da TV Manchete, e falava em deixar de dublar o herói por conta de sua agenda apertada.
"Um dia o encontrei no estúdio, e ele falou: 'Você vai fazer o Superman, porque eu estou cheio de compromisso, atuando na novela, não aguento mais'. E eu disse: 'Não, você é o Superman eterno'", recorda Briggs, que já havia trabalhado com Lippiani em "Toy Story". O ator foi a primeira voz de Woody.
Depois de "Lois & Clark", Briggs continuou a ser convidado para dar voz a Clark Kent. "Me chamaram para fazer 'Liga da Justiça', a animação, e não pararam de me chamar. Já faz mais de 20 anos", conta.
Mas e se tiver um reboot?
O futuro da atual encarnação de Superman/Clark Kent nos cinemas, vivida por Henry Cavill, ainda é incerto. Há especulações de que a DC possa trazer às telas um outro Superman, negro, cuja identidade real é Calvin Ellis.
Nos quadrinhos, há outros personagens além de Kent que assumem o manto do Homem de Aço.
Caso esse reboot realmente aconteça, Briggs acredita que o mais apropriado seria outro colega dar voz ao personagem.