Topo

Thandiwe Newton volta a usar 'w' no nome 30 anos após erro em filme

Atriz britânica Thandiwe Newton de "Westworld" participou do movimento #MeToo - REUTERS
Atriz britânica Thandiwe Newton de 'Westworld' participou do movimento #MeToo Imagem: REUTERS

Colaboração para Splash, em São Paulo

05/04/2021 09h22

Há anos creditada como Thandie Newton, Thandiwe Newton voltou a usar profissionalmente o "w" em seu nome após erro de grafia em seu primeiro filme.

"Esse é o meu nome", disse a atriz de "Westworld", que estampa a capa da Vogue britânica de maio de 2021. "Sempre foi meu nome. Vou pegar de volta o que é meu", acrescentou a atriz, de 48 anos.

Para a revista, Thandiwe também falou sobre o abuso que sofreu no passado. Parte do movimento #MeToo, ela confessou que seu ex-assessor pediu para que ela parasse de falar sobre o abuso porque "não era bom para a reputação".

"Houve um momento em que mudei, você sabe, eu tinha 16 anos", disse ela sobre o incidente, que contou à revista W Magazine em junho de 2016. Na época, ela explicou que um diretor filmou a saia dela durante um teste.

Pouco depois, ela descobriu que ele estava mostrando o vídeo para amigos em jogos de pôquer. "Ele me desviou totalmente de mim. Fiquei traumatizada."

"Fiquei tão perturbada e chocada que um diretor abusou de uma jovem atriz. Isso estava acontecendo em outro lugar, menores sendo abusados. Era tudo péssimo", apontou.

Na capa da Vogue, a estrela de "Westworld" ao lado de Evan Rachel Wood lembra da luta por igualdade de remuneração com atores da série em 2018. "Não foi uma celebração. Fiquei enojada" disse ela.

"Mesmo que as pessoas saibam que podem falar agora, ainda existe o medo de perder o emprego", acrescentou ela. "As pessoas ainda dizem: 'Há outra pessoa que poderia assumir essa posição, se você não estiver feliz'", opina Thandiwe.