Morre crítico literário Alfredo Bosi, aos 84 anos, de covid-19
Alfredo Bosi, um dos maiores críticos literários do Brasil, morreu na manhã de hoje, em São Paulo, aos 84 anos, vítima de uma pneumonia associada à covid-19. A informação foi confirmada pela ABL (Academia Brasileira de Letras).
Além de crítico, Bosi era escritor, professor emérito da USP (Universidade de São Paulo) e o sétimo ocupante da cadeira 12 da Academia Brasileira de Letras.
"A tanta dor, soma-se a morte do admirável acadêmico Alfredo Bosi. Sou tomado de profunda emoção. Nem encontro palavras. Escrevo com olhos marejados. Bosi: um homem de profunda erudição, humanista inconteste, um homem que estudou o Renascimento e que o representou", declarou Marco Lucchesi, presidente da ABL.
Alfredo Bosi nasceu em 26 de agosto de 1936, em São Paulo. Foi casado com a psicóloga social, escritora e professora do Instituto de Psicologia da USP, Ecléa Bosi, com quem teve dois filhos: Viviana e José Alfredo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.