Príncipe Philip era primo da Rainha Elizabeth; veja mais curiosidades
Príncipe Philip, também conhecido como Duque de Edimburgo, morreu hoje aos 99 anos. O marido da rainha Elizabeth nasceu na Grécia, atuou na Segunda Guerra Mundial e era apaixonado por aviação.
A seguir, conheça curiosidades de Philip e sua trajetória:
Exilado na infância
Philip nasceu na Grécia, na Ilha de Corfu, em 10 de junho de 1921. O pai, Andrew, era príncipe da Grécia e da Dinamarca. Ainda criança, foi exilado junto à família e deixou o país escondido em uma caixa de frutas.
Ele tinha quatro irmãs e viveu a infância na França e na Suiça.
Primo da Rainha Elizabeth
Sim, o duque de Edimburgo e a rainha da Inglaterra são primos de terceiro grau. Os dois são tataranetos da rainha Victoria e bisnetos Rei Christian 9º da Dinamarca.
Philip e Elizabeth se viram pela primeira vez em 1934. Ele tinha 13 anos e ela 8.
Carreira militar
Philip atuou como militar, tendo atuado na Segunda Guerra Mundial, à frente da marinha britânica. Em uma missão noturna, ele foi encarregado das luzes de busca, que servia para encontrar navios inimigos.
Príncipe Philip sobre uma missão em 1941
Casamento
As irmãs de Philip não puderam ir ao casamento com a Rainha Elizabeth em 1947. Quatro irmãs do Duque se casaram com príncipes alemães e três delas eram simpatizantes do nazismo.
As memórias da guerra eram muito recentes e por isso elas não compareceram à cerimônia na Abadia de Westminster.
Os gostos do Duque
Philip era um homem culto e exercia algumas atividades artísticas, como literatura e pintura. Escreveu livros sobre temas pelos quais era apaixonado, como cavalos, meio ambiente, pássaros e carruagens.
Ele foi o primeiro presidente de uma organização de proteção da natureza.
Título real
Philip renunciou a seus títulos ao casar-se com a Rainha Elizabeth. O Rei George 6º concedeu a ele o título de Duque de Edimburgo, Conde de Merioneth e Barão de Greenwich.
Filhos e apelido inusitado à rainha
Philip e Elizabeth tiveram quatro filhos: Charles (herdeiro do trono), Anne, Andrew e Edward. O Duque de Edimburgo chamava carinhosamente a matriarca da família real de "cabbage" (repolho, em inglês), segundo foi revelado pelo filme "A Rainha".
Peter Morgan, roteirista de 'A Rainha' ao jornal The Times
Café da tarde?
Philip não gostava de chá, como a Rainha, por exemplo. Para o tradicional chá da tarde inglês, ele preferia uma bebida que os brasileiros amam: café.
Ele também era adepto de uma rotina de atividades físicas e uma alimentação balanceada. Era o segredo para a longevidade, sem dúvida.
Sacrifício pela rainha
Philip parou de fumar no dia de seu casamento atendendo a um desejo da rainha. Como se sabe, Elizabeth sofreu muito com o tabagismo em sua família, como o vício do pai e da irmã. Dizem que é por isso que a rainha detesta cigarro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.