Roberto Carlos faz 80 anos! Por que ele é chamado de rei?
São tantas emoções, bicho!
Roberto Carlos completa 80 anos hoje e queremos que hoje ele curta muito "esse momento lindo". E não importa a idade, sabemos que você já acompanhou ao menos um "especial do rei" no fim de ano da Globo, tão tradicional quanto o peru de Natal.
Mas tem uma dúvida que sempre paira: por que Roberto Carlos é rei?
Splash explica!
Como começou?
Na verdade, nem o próprio Roberto Carlos sabe direito como tudo começou. Durante entrevista ao "Programa do Jô", o apresentador lembrou o início do sucesso do programa "Jovem Guarda" na Record, que lançou muitos artistas e quis saber se foi ali que surgiu o apelido de "rei".
Isso veio um tempo depois, acho que estava no palco e ouvi na plateia alguém chamar de rei. Quero dizer a vocês que recebo com muito carinho, com uma coisa de amor das pessoas, mas não me vejo em nenhum momento rei.
Roberto Carlos sobre apelido
Alguns membros do fã clube Um Milhão de Amigos contam outra versão e dizem que quem deu esse título ao cantor foi o compositor Sebastião Ladislau da Silva, mais conhecido como Pilombeta.
Roberto já interpretou canções do compositor, entre elas "Escreva uma Carta ao Meu Amor" e "Tudo que Sonhei".
Rei da Juventude
Nos anos 1960, o cantor se destacou no movimento Jovem Guarda e até ganhou um programa de TV na Record. Ele fez muito sucesso, conquistou milhares de fãs e vários "brotos" que queriam passear com ele. Uma coisa é certa: Roberto Carlos foi até coroado e todos os fãs o chamam de rei!
Coroação
O Velho Guerreiro Chacrinha garantiu esse momento aos fãs em seu programa na extinta TV Excelsior, em 1966. Roberto foi coroado pela sua mãe, Lady Laura, e ganhou o título de "Rei da Juventude".
A coroação provocou um congestionamento de três horas no Leblon, ao redor do Teatro Astória, onde tudo aconteceu.
Denilson Monteiro escreveu em 'Chacrinha, a Biografia'
'Quero que vá tudo pro inferno'
Paulo César de Araújo, autor de "Roberto Carlos em Detalhes", a biografia não autorizada do cantor, proibida em 2007 após o artista entrar na Justiça, disse que o reinado começou logo após o grande sucesso de"'Quero que Vá Tudo pro Inferno".
A música que fez Roberto estourar entre a juventude da época ficou de fora do repertório do cantor por 40 anos. Em tratamento contra o TOC (transtorno obsessivo compulsivo), ele voltou a cantá-la no especial da Globo, em 2016.
Vocês não imaginam a pressão que eu sofri agora para cantar essa música. Eu tinha desistido! Mas melhorei do TOC e só vim porque o arranjo é maravilhoso e eu fui obrigado.
Roberto Carlos ao cantar 'Quero que vá tudo pro inferno' no especial da Globo em 2016
Coroa leiloada
A coroa usada por Roberto Carlos no programa do Chacrinha, com cristais coloridos, foi leiloada por R$ 20 mil. Ela pertencia ao acervo da empresa Mundo Teatral e tinha lance inicial de R$ 10 mil.
Sucesso
O cantor admite que ficou sem graça quando ouviu as primeiras pessoas o chamando de rei. Hoje em dia, ele tira de letra! Quando o gritam pelo apelido, ele já reage com um "Opa!". Um dos cantores mais populares do país, Roberto já vendeu mais de 140 milhões de discos.
Parabéns!
E como quem é rei, nunca perde a majestade, a gente comemora com ele esse dia especial. Vacinado e cheio de planos, Roberto planeja uma turnê internacional e um filme sobre sua vida em 2022.
Vida longa ao rei!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.