Anitta briga com o governo Bolsonaro desde 2020; lembre todos os atritos
Anitta tem sido uma pedra no sapato do governo Jair Bolsonaro. Esta semana, a Poderosa bateu boca nas redes sociais com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e pediu sua demissão. Mas nem sempre ela foi tão combativa assim.
Até pouco tempo, a cantora se considerava "apolítica".
Oposição
Anitta começou a se posicionar politicamente em meados do ano passado, depois de cobrança de seus fãs, que queriam saber sobre sua opinião quanto ao governo. Desde então não olhou para trás.
Aulas
Anitta, em vez de fazer pose, assumiu que não sabia nada de política e pediu ajuda para que a amiga Gabriela Prioli, comentarista da CNN Brasil, ensinasse sobre o assunto, com lives semanais. O objetivo era aprender junto com seus seguidores.
E o "curso" deu resultado.
Um de seus primeiros posicionamentos contra o governo aconteceu em maio do ano passado, quando ativamente fez barulho e se colocou contra a MP 910/ 2019, conhecida como a "MP da grilagem", proposta por aliados do governo na bancada ruralista do Congresso.
Anitta, sobre a 'MP da grilagem'
Nos meses seguintes, Anitta, que se dizia "nem de esquerda nem de direita", continuou a ofensiva contra o presidente.
Em julho, criticou Bolsonaro por não promover o distanciamento social em meio à pandemia do coronavírus.
Anitta, sobre a política de Bolsonaro em relação à covid-19
Em agosto, a cantora foi criticada por Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, por fazer um show na Itália, evidenciando o incômodo da família.
A oposição de Anitta se intensificou. No fim do ano, quando o presidente disse que queria encher um jornalista de porrada, depois de o repórter questioná-lo sobre depósitos feitos por Fabrício Queiroz à mulher, Michelle, a cantora fez questão de meter o pau.
Anitta, sobre Bolsonaro
Em setembro, Anitta criticou Bolsonaro na imprensa internacional. Em entrevista à revista britânica NME, disse que ele não estava "fazendo nada" contra os incêndios na Amazônia e criticou sua política em relação ao coronavírus.
Anitta, sobre Bolsonaro
Pelo SUS
Em outubro de 2020, ela voltou a bater no presidente. Nas redes sociais, fez campanha contra um decreto sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), que pedia avaliações sobre a possibilidade de conceder as Unidades Básicas de Saúde à iniciativa privada. Em um post, defendeu a saúde pública.
Anitta
Ela não aliviou nas críticas este ano.
Em março, compartilhou um vídeo que criticava a política econômica do presidente.
E, no mês seguinte, publicou um vídeo pedindo que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não confiasse em seu colega sul-americano para acordos relacionados ao clima e à preservação da Floresta Amazônica.
E, por fim, Anitta pediu ontem a demissão do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. E foi apoiada por boa parcela de seus fãs.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.