Topo

'How I Met Your Mother' vai voltar, mas você sabe por que o final foi ruim?

A série "How I Met Your Mother" (2005-2014) divide opiniões com seu final
A série "How I Met Your Mother" (2005-2014) divide opiniões com seu final
reprodução/CBS

De Splash, em São Paulo

25/04/2021 04h00

A notícia de que "How I Met Your Mother" vai ganhar um spin-off (com Hilary Duff) causou barulho entre os fãs da série original, cujo final divide opiniões até hoje. Talvez você ame, talvez odeie: os sentimentos são sempre extremos. Splash explica a história por trás do polêmico último episódio.

E se você ainda não viu o final de "How I Met Your Mother", que foi ao ar em 2014, tome cuidado com este texto.

Continua depois da publicidade

A série acabou na nona temporada.

O grande problema é que algumas cenas importantíssimas do final estavam gravadas havia 8 anos. Sabe o momento em que os filhos de Ted (Josh Radnor) dizem que ele deveria ficar com a tia Robin (Cobie Smulders)? Foi filmado durante a produção da segunda temporada.

Se "HIMYM" tivesse terminado na segunda temporada como os criadores pretendiam inicialmente, com Victoria (Ashley Williams) como mãe falecida das crianças, faria muito mais sentido Ted procurar Robin no final. Afinal, até então a paixão deles era muito recente e mal resolvida.

Divulgação - Divulgação
Os sentimentos de Ted e Robin estavam mais vivos e intensos nas primeiras temporadas da série
Imagem: Divulgação

Mas a série foi muito além e desenvolveu seus personagens em caminhos diferentes —do primeiro episódio, que ocorre em 2005, até o último, de 2030, se passaram 25 anos dentro da história. O amor de Ted por Tracy (Cristin Millioti) o fez superar Robin, que se casou com Barney (Neil Patrick Harris).

Continua depois da publicidade

O final planejado em 2006 não cabia mais em 2014.

Por exemplo, imagine se o final de "Friends" mostrasse Chandler (Matthew Perry) se divorciando de Monica (Courteney Cox) por ter voltado a sentir medo de compromisso. Estranho, né? Foi o que "HIMYM" fez ao ignorar o desenvolvimento dos personagens.

reprodução/CBS - reprodução/CBS
Os filhos de Ted em cena gravada em 2006 e usada no final oito anos depois
Imagem: reprodução/CBS

Por isso, o grupo quase voltou ao ponto inicial.

Exemplos:

  • Robin terminou como começou: solitária, com muitos cachorros, e infeliz por não ter Ted; onde ficou sua independência?
  • Lily (Alyson Hannigan) teve três filhos e virou dona de casa; mas ela havia descoberto que queria ser mais do que isso.

A pressa para usar o final gravado em 2006 era tão grande que a série nem se deu o trabalho de dizer por que Tracy morreu. Ela aparece no hospital por segundos e... pronto, sem explicação. Fica ainda mais estranho quando lembramos que a nona temporada nos fez conhecê-la e amá-la.

reprodução/CBS - reprodução/CBS
A morte de Tracy nunca foi explicada pela série, que antes se destacava pelo cuidado com esse tipo de cena
Imagem: reprodução/CBS
Continua depois da publicidade

E "HIMYM" sempre foi famosa pelo cuidado com momentos dramáticos —a morte do pai de Marshall (Jason Segel) é um exemplo bonito de sua sensibilidade. Porém, a "corrida" para matar Tracy deixou de lado essa cautela pouco depois de a série dedicar um episódio todo a tapas na cara (literalmente).

No entanto, como a gente disse, o final realmente divide opiniões. Algumas pessoas acham o último episódio de "HIMYM" bonito justamente por ter tirado todo mundo da zona de conforto.

'Tá tudo bem se você discordou deste texto!

Podemos concordar, pelo menos, que Hilary Duff é uma escolha interessante do spin-off.

Gotham/GC Images - Gotham/GC Images
Hilary Duff vai protagonizar o spin-off de "How I Met Your Mother", produzido pelo Hulu
Imagem: Gotham/GC Images

Ainda sem data de estreia (ou nome definido), a primeira temporada terá dez episódios. Surge uma questão para quem detesta o fim da série original: será que vão errar mais uma vez na nova história ou essa é uma tentativa de corrigir os defeitos? Veremos.